quinta-feira, 29 de março de 2012

CORDEIRO PARTICIPA DO 4º SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

O vereador Cordeiro esteve participando na tarde desta quarta dia 28 de março, do 4º Seminário PLANO ESTADUAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, realizado na Casa das Larangeiras, presidida pelo Superintendente Marcelo Dias.

Durante o evento foi apresentado o Projeto de construção do “PLANO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL” que tem como objetivo primordial traçar diretrizes e metas, apontando a responsabilização na execução de programas e projetos estruturantes no que tange a temática da defesa e promoção da Igualdade Racial no Estado do Rio de Janeiro.

O Superintendente Marcelo Dias elogia a atitude do Vereador Cordeiro por cria leis que tratam da Igualdade Racial, e a criação da semana municipal da Consciência Negra. “Ficamos muito feliz em conhecer as suas leis aprovada recentemente, e que a implementação destas leis irão contribuir muito para ajudar ao município a ficar alinhado ao Governo do Estado e com o Governo Federal, que estão aplicando políticas afetivas de resgate da história deste setor onde a população não é pequena, a população afrodescendente e indígena representa mais de 51% da população do Brasil. Desta forma gostaria de parabenizar ao Vereador Cordeiro por mais essa iniciativa.



No final do Seminário foi entregue ao Marcelo Dias um relatório da Aldeia Indígena cobrando maior empenho, já que o Governo Municipal até hoje não fez nada para reformar a escola que desde 2010 está paralisada por falta de condições estruturais. De acordo com o relatório lido os índios estão sem poder estudar, e até hoje a prefeitura sequer arrumou um professor para lecionar as aulas. Marcelo Dias disse que irá se comprometer em ajudar no que for possível para que os povos indígenas voltem o mais rápido possível para a sala de aula.

Nós vivemos numa sociedade muita injusta, então precisamos quebrar essa moralidade, e falamos tanto em democracia, mas a democracia é quando respeitamos os direitos dos outros. Precisamos ajudar as associações, pois a prefeitura não oferece nenhum tipo de apoio a entidades de algumas etnias, e aproveitando o ensejo já que estamos aqui, estarei protocolando na Câmara Municipal uma Audiência Pública e propor também um Plano Municipal de Igualdade Racial. No nosso mandato fizemos aqui a primeira Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores com as Religiões Afro-Brasileiras aqui mesmo nesta casa que foi o maior sucesso, e sabemos que infelizmente a discriminação ainda existe mesmo nos dias de hoje, então gostaria de propor esta audiência para que possamos discutir os temas do Plano Estadual de Igualdade Racial.







Nenhum comentário: