sexta-feira, 9 de março de 2012

CORDEIRO CONCEDE HOMENAGEM PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Foi realizado ontem dia 08 de março dia Internacional da Mulher, no Iate Clube Aquidabã uma Sessão Solene Alusiva ao Dia das Mulheres, onde cada vereador concedeu uma Medalha de Mérito Benedita Maria da Guia Jorge às mulheres que se destacam na luta, na conquista do direito a cidadania feminina e na construção de uma nova sociedade.


Na solenidade Cordeiro homenageou a Srª Hortência Tramontano e Silva, uma carioca de nascimento, mas angrense de coração, angrense por opção. Angrense por vontade desta casa quando em 1999 fui indicada para receber o título de cidadã Angrense Honorária e com imenso orgulho já que tenho mais de 50 anos vividos nesta cidade abençoada por Deus.

Aqui, além de criar meus filhos, dediquei-me à educação que sempre foi o meu traço mais marcante. Dentre diversos cursos os principais, em nível de Ensino Médio foram: Escola Normal, Escola Técnica em Transações Imobiliárias na área de comércio e nível universitário, fiz três Faculdades: Matemática, Pedagogia e Ciências Contábeis. Muitos cursos de Pós Graduação inclusive o de Física nuclear.

Trabalhei 25 no Governo do Estado sendo diretora de três escolas entre as quais o atual CEAV, secretária durante anos do C.E. Nazira Salomão e cheguei ao cargo máximo neste município na área estadual sendo designada, no primeiro governo Brizola Diretora Geral do CREC - Centro Regional de Educação e Cultura que englobava todas as escolas estaduais dos municípios de Angra, Paraty e Mangaratiba, nesta ocasião tive o prazer de trazer para Angra dois CIEPs, o do Areal - Ciep João Gregório Galindo" e o do Belérn, hoje com a nossa Prefeitura.

Trabalhei algum tempo como coordenadora de Matemática na nossa prefeitura, junto com o saudoso Prof. Jair Travassos, porém, devido a um problema sério de saúde de meu marido, pedi demissão, também presidi a Pestalozzi quando esteve numa situação muito difícil financeiramente, mas, na época, graças a Deus e com a ajuda da Eletronuclear, conseguimos equilibrar a instituição.

Meu sonho é trazer para Angra uma Universidade ainda que de início seja paga, porém que tire nossos estudantes das terríveis viagens para outros municípios para estudarem. O CEDERJ foi um pequeno avanço, porém é necessário que tenhamos universidades presenciais dispostas a oferecer diversas opções e entre elas medicina e odontologia. Há uma grande possibilidade que isso aconteça, só é preciso de uma conversas séria com quem de direito. Quando diretora do Crec tentei trazer a Severino Sombra, infelizmente não foi possível, mas agora os tempos são outros e o governo federal mostra-se incentivador de novas escolas, é portanto a hora. Quero ver a cidade que eu escolhi para viver como uma grande cidade, a melhor do Estado do Rio. Finalizou Dona Hortência.

Estamos aqui nesta noite de hoje para prestar uma singela homenagem às mulheres não só daqui do nosso município, mas também de todo o país. Sabemos da importância e da valorização feminina nos dias de hoje, e na sociedade atual a mulher vem aprendendo a lidar com os problemas e aos poucos vem aprendendo e sabendo discernir as dificuldades encontradas na dupla e algumas, na tripla jornada de trabalho, no lar e fora dele. 
As mulheres vêm ao longo dos anos participando para a construção de uma sociedade mais justa, de um mundo melhor e mais equilibrado, no qual se desenha um novo papel para a mulher moderna.
Parabéns a todas as mulheres! 


Nenhum comentário: