quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VEREADOR CORDEIRO PARTICIPA DO ENCONTRO INTERTERRITORIAL DOS COLEGIADOS DOS TERRITÓRIOS RURAIS DOS ESTADO RJ


O vereador Cordeiro e a Conceição Rabha estiveram nesta terça-feira dia 25 de outubro, participando do Encontro Interterritorial dos Colegiados dos Territórios Rurais do Estado do Rio de Janeiro, que ocorrei no auditório Machado Guimarães, centro, promovido pelo Secretário Rodrigo Neves da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O encontro teve dois objetivos: formar a rede estadual dos colegiados territoriais e apresentar o plano de atividades firmado entre o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e o estadual. A parceria entre os dois órgãos deu origem ao Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat), que é um dos instrumentos para a execução das ações do projeto que promove o desenvolvimento dos territórios rurais apoiando instituições que trabalham com a questão da agricultura familiar.

O Estado do Rio possui três territórios apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial: Baía da Ilha Grande, Cidadanias Norte e Noroeste Fluminense, que juntos somam 30% dos municípios do estado. Há ainda o pré-território da Região Serrana, que já foi um importante pólo de produção de hortaliças.

De acordo com Rodrigo Neves o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai investir R$ 1,7 milhão em cursos de capacitação em técnicas de gestão para negócios comerciais rurais no Rio de Janeiro. O convênio vai beneficiar cerca de 30 mil produtores fluminenses, entre agricultores familiares, trabalhadores assentados, pescadores artesanais, artesãos, grupos de mulheres e remanescentes de quilombolas, residentes nos Territórios da Cidadania do Norte e Noroeste Fluminense e o Território Rural da Baía da Ilha Grande.

Esse programa é de extrema importância porque envolvem a sociedade civil, por meio das associações rurais, dos quilombolas, das populações tradicionais e do governo, com a união de 22 ministérios, secretarias de Estado e prefeituras. Os representantes dos colegiados dos três territórios, compostos por 27 municípios, vão ter a chance de participar de debates qualificados sobre educação, saúde, juventude, idoso para pensar o desenvolvimento dessas regiões.


Nenhum comentário: