segunda-feira, 17 de outubro de 2011

VEREADOR CORDEIRO ACOMPANHA A MINISTRA DA CULTURA E O MINISTRO DE PESCA EM VISITA À PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS DE ANGRA


O vereador Cordeiro esteve acompanhando a visita da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do ministro de Pesca Luiz Sérgio, que visitaram nesta última sexta-feira (14) em Angra dos Reis (RJ), onde visitaram os templos de Senhor do Bonfim e Santa Luzia e o Convento dos Carmelitas de São Bernardino de Sena, todos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Construído em 1953, o Convento do Carmo foi restaurado em parceria realizada pelo Iphan com a Eletrobrás. Apesar das intensas transformações sofridas pela paisagem natural e urbana de Angra dos Reis, o Convento ainda é marcante na região central, atestando uma época em que as comunicações se davam quase que exclusivamente pela navegação.

As reformas emergenciais nas igrejas do Bonfim e Santa Luzia, que tiveram investimentos de R$ 488 mil do Iphan, incluíram a recuperação da cobertura (telhado), forro e cimalha em madeira. Na ermida do Bonfim houve também reforma na estrutura dos pilares do alpendre. A igreja Nossa Senhora do Rosário, na Vila Histórica de Mambucaba, passará ainda por uma segunda fase de obras realizadas pelo Iphan com investimentos de R$ 319 mil para a recuperação do altar.

“O trabalho que o Iphan vem realizando escoramento, descupinização e reforço do telhado e da estrutura destes templos– é fundamental para salvar este patrimônio histórico brasileiro, que é da maior importância”, afirmou a ministra durante a visita aos bens tombados. A ministra Ana citou ainda a recuperação, pelo Iphan, do acervo da festa de São Benedito. “É uma tradição da região, e estava se decompondo”, afirmou.
 
Angra tem na história uma diversidade em cultura com seus mais de 500 anos de existência e um grande acervo em patrimônio histórico tombados pelo Iphan, que vem utilizando vários recursos de restauração na região da Costa Verde, e é indispensável à visita da ministra para acompanhar as obras que estão sendo realizadas com recursos do Governo Federal. 




Nenhum comentário: