sábado, 29 de outubro de 2011

UM MUNDO DE 7 BILHÕES DE HABITANTES

De acordo com o estudo, a população cresce com 80 milhões de novos habitantes a cada ano.

Segundo o Fundo de População das Nações Unidas  (UNFPA), a população mundial chegará a marca de 7 bilhões de pessoas nesta segunda-feira (31). Um número importante, visto que fornece dados importantes a respeito das condições de vida do planeta, além de servir para novas projeções.

O marco da população também indica que pessoas estão vivendo mais e melhor, seja pela adoção de um modo de vida ou hábitos mais saudáveis, ou avanços tecnológicos na saúde  e ciência. Apesar disso, o número apresenta grande contraste em relação aos problemas atuais, como as mudanças climáticas e também com o fato de que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome diariamente. Isso significa que o planejamento deve ser palavra-chave para que o planeta possa distribuir melhor suas riquezas e seus frutos e atender as novas gerações. De acordo com o estudo, China e Índia são os países mais populosos do mundo.

Em 20 anos, o número de idosos duplicou e deve  chegar a 2,4 bilhões de pessoas, nos próximos 40 anos. Quanto aos jovens, 43% da população do planeta tem menos de 25 anos.

No que se refere ao Brasil, o aspecto mais notável foi a redução da taxa de natalidade, observada nos últimos 50 anos, sem que houvesse incentivos governamentais.

Confira abaixo o gráfico do crescimento exponencial:


Nenhum comentário: