quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vereador pede inclusão de peixe em merenda escolar

Requerimento do Vereador Cordeiro solicita a implantação de peixe na merenda escolar

Em virtude do encerramento do contrato da empresa responsável pelo fornecimento da merenda escolar, as aulas na rede municipal de Angra dos Reis  estão  suspensas nos dias 22, 23 e 24 de agosto.

Em maio de 2009, enviei a Secretaria de Educação um Requerimento de nº 439/2009, “que dispõe a implantação à base de peixe, na merenda servida aos alunos da rede municipal de ensino”.

O projeto de inserção do peixe na merenda escolar é muito importante, principalmente porque nossa cidade passa por um momento de dificuldades para manter a merenda escolar, visando à melhoria na qualidade oferecida no município, além de possibilitar a venda de pescado dinamizando a economia local e pelo respeito dos hábitos alimentares das comunidades e dos nossos estudantes. A ingestão de peixe, mesmo em pequenas quantidades, reflete no desenvolvimento do cérebro das crianças, pois o alimento contém praticamente todos os aminoácidos essenciais.

Não só pela valorização da cultura, mas também devido à riqueza nutricional e por ser um grande produtor de pescado, julgo ser extremamente pertinente a introdução de pescado típico de nossa região na merenda de nossos alunos.

Solicitei este requerimento visto que em Angra todo ano há sempre uma grande quantidade de peixe, e por ser um alimento que contém diversos tipos de nutrientes, ricos em proteínas, cálcio, fósforo que ajudam na formação óssea e dentária; solicitei a implantação de peixe no cardápio das merendas escolares. Agora vamos aguardar e fiscalizar se estão cumprindo as exigências estabelecidas no requerimento.


Já solicitei também outro requerimento cobrando maiores explicações porque a Secretaria de Educação deixou de renovar o contrato ou porque não contratou outra empresa fornecedora de alimentos antes de acabar todo o estoque, prejudicando o ensino suspendendo as aulas no município.

Conforme dados publicados pela Subsecretaria de Pesca da Prefeitura de Angra, somente no inicio do mês, logo após o fim do defeso mais de 100 toneladas de sardinhas foram pescadas. E a previsão era para que até o final da semana essa quantidade iria ser superior a mil toneladas. 

Paralização das aulas em Angra é notícia na mídia

Nenhum comentário: