O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemia e outras doenças do sangue. Para este tipo de paciente, a doação pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Preocupado com as vidas dessas pessoas, propus ao executivo um projeto de lei nº 61/2010, que institui o Dia Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea em Angra dos Reis, sendo comemorada em 14 de Dezembro de cada ano.
Clique para ampliar |
- "INSTITUI O DIA MUNICIPAL DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA"
Durante o dia, serão promovidas palestras, cursos, atividades que ressaltem a importância da doação da medula óssea, nas unidades de saúde e nas escolas da rede municipal de ensino. Para a grande maioria dos pacientes a única esperança é a realização de transplante da medula óssea. Essas ações serão acompanhadas sempre que possível com a colaboração e participação do Conselho Municipal de Saúde, da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Angra dos Reis e outras entidades voltadas a discussão do referido tema.
Muitos pacientes não encontram o doador na família e são obrigados a recorrer ao cadastro formado pelo Instituto Nacional do Câncer, o INCA.
A grande dificuldade para que a doação seja efetivada está na necessidade de 100% de compatibilidade da medula do paciente com a do doador. A experiência mostrou que a chance de se encontrar um doador compatível está na proporção de 1 pessoa para cada grupo de 100 mil cadastrados.
É importante ressaltar que qualquer pessoa entre 18 a 55 anos com boa saúde pode ser doador, basta preencher um formulário com dados pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário