terça-feira, 23 de agosto de 2011

Patrulhamento com bicicletas para combater o crime em Angra

Mais segurança nos bairros de Angra dos Reis

 De acordo com o comandante do 33º Batalhão de Policia Militar de Angra dos Reis, um requerimento de autoria do vereador Cordeiro poderá ser atendido ainda este ano.

Com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro, proteger a vida, garantir a lei, reduzir o crime e o medo do crime, enfim, promover a chamada "paz social", o Vereador Cordeiro encaminhou um REQUERIMENTO Nº  741/2009 ao 33º Batalhão de Policia, solicitando um estudo que viabilizasse a implantação de equipes de policiamento nos bairros Japuíba, Jacuecanga, Monsuaba, Frade e Parque Mambucaba, utilizando bicicletas e carros elétricos, como os utilizados no Centro de Angra dos Reis.

É latente o grande aumento de crimes ocorridos em nosso Município, e por tal se faz necessária um policiamento cada vez mais efetivo.  Entendemos que devido à topografia de nossa cidade, alguns pontos só podem ser atendidos pelas viaturas tradicionais, porém a ação constante de policiais em bicicletas e carros elétricos iria contribuir para inibir os crimes, como também contribuiria com a preservação de nosso meio ambiente.

O maior objetivo da ronda com bicicletas é a aproximação com as pessoas que andam na região. "O policial de bicicleta consegue parar, conversar com o pedestre, com o comerciante, trocar informações. Já as viaturas, muitas vezes, sofrem para estacionar. Também notamos que as pessoas têm mais facilidade em parar um policial de bicicleta do que aqueles em um carro".

Á medida que temos um guarda mais próximo e ao lado do cidadão, o atendimento passa a ser mais humanizado, em que o guarda passa a ser um amigo também do povo para que ele se sinta protegido. À medida que você tem um guarda de bicicleta, a velocidade é menor, é mais vagaroso o processo, o que permite também que o guarda tenha mais atenção nos fatos ao redor.

A bicicleta permite uma maior proximidade física e até emocional entre agentes e cidadãos. Estando visíveis mais vezes estão efetivamente mais perto, mas também mais disponíveis para qualquer necessidade, criando maior sensação de segurança entre os cidadãos. Esta sensação real de segurança trará por si só outras vantagens: cidadãos mais descansados para prosseguirem as suas tarefas cotidianas e impacto na exclusão das intenções de eventuais prevaricadores.

Um benefício indireto, portanto do patrulhamento ciclístico é encorajar que mais pessoas saiam as ruas, a pé ou de bicicleta, condição necessária para a efetiva segurança de uma área. Afinal, locais desertos são justamente os mais propícios para a ação de criminosos e “prevaricadores” em geral.


Nenhum comentário: