quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sessão Solene ao Dia da Pátria

A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou nesta terça-feira, 06, uma Sessão Solene Alusiva do Dia da Independência do Brasil, onde foram homenageadas diversas personalidades angrenses, que receberam as Medalhas Honoríficas de Mérito Lopes Trovão, evento este que foi realizado no Hotel Serenar, no bairro do Pontal.

Em todos os eventos e cerimoniais o ponto alto fica por conta do palestrante, e desta vez não foi diferente, pois o palestrante da noite era nada mais nada menos do que o Secretário de Governo Carlos Alexandre, que até então começou com uma fala do importante processo de independência do país, destacando que a ousadia de D. Pedro I deve ser exemplo para gestores públicos em diversos aspectos. Até ai tudo bem, mas depois o que pude notar mais uma vez foi um discurso sobre a prestação de contas da Prefeitura como de costume em todos os eventos, ao invés do objetivo em com relação à semana da Pátria, eles insistem em estar divulgando os trabalhos da atual administração. Uma pena, pois o evento da noite nada tinha haver com o discurso do nobre Secretário.

A Medalha Lopes Trovão foi criada em homenagem ao angrense José Lopes Trovão, ou simplesmente Lopes Trovão, que exerceu as atividades de Médico, Diplomata, Jornalista e um dos mais importantes políticos brasileiros de sua época, eleito Deputado Federal para o mandato de 1891 e 1894, posteriormente, foi para o Senado da República entre 1895 e 1902. Filho de José Maria dos Lopes Trovão e Maria Jacinta Lopes Trovão foi um dos defensores mais ativos da República e abolicionista combativo, atacando a estrutura do Império do Brasil até sua queda, em 1889, sendo um dos signatários do Manifesto Republicano de 1870.

Na oportunidade homenageamos o Sr Décio Ferreira, atualmente reside no Frade, e que é filho do Srº Benedito Ferreira (Sr. Ferreira, um dos fundadores da Defesa Civil). Décio tem como profissão de Mestre de Obras e Empreiteiro, católico praticante da Comunidade do Frade onde exerce o cargo de Coordenador da Comunidade de São Sebastião do Frade, atualmente envolvido na comunidade que mora, praticando diversas ações em ajuda de todos.

Gostaria de parabenizar a todos os homenageados nesta noite, cujo objetivo foi comemorar e exaltar os valores conquistados com a independência da nação, como a liberdade e a soberania. Após 189 anos tivemos a nossa Independência e hoje estamos aqui concedendo a homenagem a estas personalidades cujo é uma das mais importante honraria concedida pela Câmara Municipal, por seus papéis de relevância e destaque na sociedade Angrense.


Nenhum comentário: