quinta-feira, 17 de novembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA É MARCADA PELA FALTA DE RESPEITO TANTO DA PREFEITURA QUANTO DA PRINCIPAL E ÚNICA EMPRESA DE TRANSPORTES DE ANGRA


PREFEITO TUCA JORDÃO NÃO COMPARECE PARA DAR ESCLARECIMENTO DO SEU PRINCIPAL PROJETO "PASSAGEIRO CIDADÃO" "ÔNIBUS LOTADÃO"

Na tarde desta quarta-feira dia 16, foi realizada no Plenário da Câmara de Angra, através de um Requerimento de autoria do Vereador Cordeiro, uma Audiência Pública para debater a fragilidade e a péssima qualidade de Transportes oferecidos para os moradores de Angra.

Para ver o tamanho da falta de respeito não só com os vereadores, mas também uma falta de respeito muito grande com a população, pois nem a Prefeitura e nem a Empresa que detém o monopólio da concessão de transporte público a Viação Senhor do Bonfim sequer mandaram representantes e nem divulgaram uma nota sobre a ausência de ambas para esclarecer as dúvidas da população.

O Transporte Coletivo em Angra dos Reis é alvo de muitas queixas da população. Atrasos frequentes, ônibus lotados e mau atendimento são visíveis. Apenas uma empresa detém a concessão do transporte coletivo na cidade, há mais de 40 anos. Esta empresa deve ser fiscalizada a todo o momento pelo Poder Público Municipal e deve a ele explicações sempre que oportunas.

Muitos foram os questionamentos, reclamações e o descontentamento dos moradores e usuários dos transportes oferecidos em Angra. 

Barcas SA

De acordo com Heloisa Gerente Jurídica da Barcas AS, que desde quando assumiram a concessão a mais de 13 anos a empresa está enfrentando um desequilíbrio econômico já comprovado pelas agências reguladoras do país em torno de 230 milhões. E que será feito uma compensação direta e um financiamento para a construção de novas embarcações que estarão disponíveis a partir de 2014, com novas tecnologias e áreas demarcadas para portadores de necessidades especiais. Esses investimentos se fazem necessário, pois em breve teremos a copa do mundo e as olimpíadas na região. – Disse Heloisa.

Empresa Costa Verde


Nós estamos dispostos a atender a todos os moradores da melhor forma possível. Há um anseio muito grande da população para que nossos ônibus voltem a atender a população do centro com pelo menos 3 horários, mas gostaríamos de atender a todos os horário sendo que isso não é possível, pois recebemos uma multa pesada e fomos proibidos pela Secretaria de Trânsito do Município de transitar pelo centro da cidade. – Disse Paulo Roberto, representante da Costa Verde.

Secretaria de Trânsito

O secretário de Trânsito até tentou nos dar um parecer do que está acontecendo com o transporte público, mas foi muita teoria e até hoje nada de prática. Apresentou diversas mudanças que ocorrerão nas linhas que serão dividas em regiões, ou seja, os ônibus não terão mais o nome do bairro exposto no letreiro digital como funciona hoje, e futuramente serão apenas por números de acordo com a divisão das Regiões, como Região Bacia Norte e Região Bacia Sul, exemplo T10, onde T Linhas Troncais, 1 Bacias e o 0 Bairro. Disse também que com a instalação dos novos GPSs a secretaria terá total controle das linhas, e que 11 veículos foram notificados e recolhidos para garagem para fazer manutenção, e que todos já se encontram operando normalmente. Mas não divulgou os valores das multas aplicadas a empresa.

Viação Senhor do Bonfim

................................. Não compareceu, não justificou a ausência e sequer mandou representante. Minto a Viação Senhor do Bonfim foi representada pelo Secretário Robson, que além de cuidar do trânsito cuidou de toda a parte técnica da empresa.

Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Prefeito Tuca Jordão.............................................................. Total descaso não compareceu, não justificou a ausência e achamos que é uma falta de respeito muito grande conosco e com a população devido à importância do tema tratado onde ele próprio diz ser o seu melhor projeto durante este mandato.

Os moradores presentes na audiência mostraram-se descontentes com a falta de respeito tanto da empresa quanto da prefeitura com relação aos serviços oferecidos.

Este assunto me deixa nervoso, sou advogado e representei a Cooperativa de Vans no passado e sinto saudades daquela época, pois a cooperativa surgiu pelo falecimento da Verolme onde os operários empregaram o seu dinheiro na compra de vans para auxiliar o precário transporte público na época. Temos que discutir esse assunto sempre, e acho bonito olhar para esta audiência lotada e ver que todos estão aguardando respostas, pois gostaria que o transporte fosse melhor. Deveríamos ter concorrências, pois só assim melhoramos qualquer tipo de atendimento público. A Bonfim não está aqui presente, ela desrespeita com arrogância a Casa Legislativa e fere violentamente as questões dos nossos munícipes. Como diz aquela música “Que país é esse”, eu prefiro dizer “QUE CIDADE É ESSA”. Frisou Drº Claudio Gonzaga – Presidente da Ordem dos Advogados em Angra.


Gostaria de parabenizar ao Vereador Cordeiro pela realização desta audiência e fazer jus as palavras do nobre Presidente da OAB Drº Claudio Gonzaga, pela sua coragem em ter ditos essas palavras. No governo anterior trouxemos mais de 20 mil assinaturas para a instalação do transporte alternativo em Angra, e que nos seria concedido uma quota para usarmos o serviço de transporte para a população, mas até hoje não sabemos onde anda ou se ainda existe estas concessões, principalmente por parte dos vereadores que concordaram na época com a implantação do transporte alternativo. É muito fácil ouvir o Secretário dizer que notificou mais de 11 veículos da empresa Senhor do Bonfim, assim é fácil, me dá um repasse de 30 milhões que vocês podem me multar todos os dias. Desabafou Senhor Henrique da Cooperativa de Vans.


Gostaria de saber que estudo foi esse realizado pela Coppe, pois somos do sindicato dos trabalhadores e sequer fomos procurados para fazer ou falar algo que poderíamos agregar a essa pesquisa, ficamos sabendo apenas pela imprensa que esse tipo de estudo tinha sido feito em nossa cidade. Gostaria de saber até quando a culpa vai cair nas costas dos trabalhadores, pois hoje em dia tem muitos profissionais exercendo dupla função, ou seja, os motoristas têm que dirigir e dar troco ao mesmo tempo e com o coletivo em movimento, colocando em risco a vida da população. O Estatuto é contra a dupla função praticado em Angra, o trabalhador ganha pouco enquanto a empresa ganha milhões. Frisou Sr Eliomar.


O transporte complementar está lutando por um espaço em Angra a mais de 14 anos, nós podemos contribuir com o transporte que hoje está defasado. O transporte de hoje parece até o "TRENZINHO DA ALEGRIA", pois passa uns dez ônibus junto sem parar e depois ficamos esperando por horas até o próximo bonde. Estamos nessa luta junto à população e não vamos desistir precisamos nos unir em prol da população. Disse Paulinho Cooperativa União.

Como vocês podem ver são diversos os descontentamentos dos moradores e usuários do transporte coletivo em Angra. Existem melhorias, existem alternativas? Claro que sim basta o entendimento do prefeito em dar essas opções aos moradores. Foi realizado essa pesquisa pela Coppe, mas e ai, qual o tipo de pesquisa que foi realizado? Apenas a melhoria do transporte oferecido pela Senhor do Bonfim? E o que foi feito para a melhoria do trânsito, qual estudo foi realizado para a possibilidade da inserção do transporte alternativo de vans ou moto-táxis, e a população que reside nos morros, que representam mais de 60% dos moradores? Cadê o prefeito para explicar esse projeto que se diz Cidadão? No início ele diz que andaria de ônibus, e realmente andou, somente ele e meia dúzia de secretariado, quero ver ele entrar na fila e pegar um ônibus lotado aqui no centro e ir abarrotado até o Parque Mambucaba. Já ouvimos várias vezes outro Jordão dizer que até o final do mandato iria dar um mergulho na Praia do Anil, e agora outro Jordão fala que andaria de ônibus, tudo conversa fiada.

Estiveram presentes no evento, apenas os representantes da empresa de ônibus Costa Verde; da empresa Barca S/A; da subsecretaria de Trânsito de Transportes; do sindicato dos Rodoviários; Representantes de Transportes Alternativos Cooperativa União; Classe dos Taxistas; Representantes do Sindicato dos Trabalhadores; Presidentes de Associação; a ilustre presença do Presidente da OAB de Angra Sr Claudio Gonzaga; Vereadores Aguilar; Ilson Peixoto; Parente; Lia; Fiote; Leandro Silva; José Antônio e da população em geral.

Vídeos em Breve: 


Um comentário:

Anônimo disse...

Esse tal de passageiro cidadão foi um tiro no pe para a prefeitura, alem de enganar o povo dizendo que é um programa social que na verdade naum é, pois quem paga a diferença para a senhor do bomfim somos nós atraves de impostos.a aqualidade do atendimento é horrivel, onibus lotados, sujos, sem horarios fixos, e ainda funcionarios sem treinamento para atender corretamente o usuário. O que me deixa mais indigniado, que com tamanha falta de respeito com os municipies em nenhum momento a prefeitura fala em uma segunda opção no transporte coletivo para nosso municipio. o Povo não aguenta mais, o povo está descrente com a administração atual de nosso municipio.
Vereador Cordeiro está de parabens com esta audiencia, podemos notar que muitos ali tiveram oportunidade de desabafar o que ha muito tempo estava atarvessado em suas gargantas. é de um representante como o vereador Cordeiro que precisamos para amplificar a voz do Povo.
José Carlos