sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DIFERENCIADA PARA CRIANÇAS DIABÉTICAS E/OU OBESAS, NAS ESCOLAS É VETADO


PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO VEREADOR CORDEIRO QUE CRIA O PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DIFERENCIADA PARA CRIANÇAS DIABÉTICAS E/OU OBESAS, NAS CRECHES E UNIDADES EDUCACIONAIS DO MUNICIPIO, TEM VETO TOTAL DO PREFEITO TUCA JORDÃO.

Na Sessão Ordinária do dia 14 de junho o vereador Cordeiro apresentou um Projeto de Lei nº 021/2011, onde cria o Programa de Alimentação Diferenciada para crianças; sendo aprovado pelos demais vereadores e aguardando apenas a sanção do prefeito.
Já na sessão desta última terça, chegou um Oficio de nº 724-2/2011GP, apresentando veto total ao Projeto de Lei. Uma pena, já que este projeto ia beneficiar muita gente que precisa ter cuidados especiais com sua alimentação.

A obesidade infantil é comumente relacionada a maus hábitos alimentares. Comer fora de horário, em excesso, e muitas guloseimas durante o dia ao invés de alimentos saudáveis que causam esse desequilíbrio no organismo, fazendo com que as crianças engordem. Mas outros fatores como estresse, ansiedade, angústia e depressão, além de problemas endocrinológicos, também podem influenciar no consumo excessivo de alimentos, causando esse quadro. Além disso, a obesidade é a maior responsável por casos de Diabetes tipo 2 em adolescentes, enfermidade que antes era pouco observada nessa faixa etária.

A Diabetes já afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo. Até 2025, a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões. A doença apresenta altos índices de novos casos e mortalidade, além de ter significante custo social e financeiro para a sociedade e os sistemas de saúde. O diabetes mellitus é uma doença de causa múltipla, que ocorre quando o organismo deixa de produzir insulina ou quando a substância deixa de atuar de forma eficaz. Como consequência, há o aumento da taxa de glicose no sangue (hiperglicemia). A insulina, produzida pelo pâncreas, é essencial para que o corpo funcione bem e utilize a glicose (açúcar) como principal fonte de energia. Manter uma alimentação saudável peso em níveis normais e praticar atividade física regularmente são hábitos que ajudam a prevenir a doença. O diabetes pode comprometer a saúde sem que surjam sintomas. 
 
Fiz esse Projeto de Lei, no intuito de trazer uma melhor condição de vida das nossas crianças e nossos jovens. Pois só quem é obeso ou diabético sabe a luta que tem que enfrentar no seu dia-dia. Eu sou diabético e hoje tenho que me privar de algumas iguarias porque não me eduquei de forma adequada na minha alimentação, e não desejo isso pra ninguém.  Já o nosso prefeito...

Lembrando que já existe um requerimento de minha autoria que visa incluir peixe na merenda escolar, será que pelo menos isso está acontecendo??
 
Então senhor prefeito vamos olhar com mais carinho para o futuro de nossas gerações, “PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR”.


 

Nenhum comentário: