quinta-feira, 24 de novembro de 2011

UNIDADES DE SAÚDE DO PARQUE MAMBUCABA ESTÃO PRECÁRIAS


SAÚDE EM ANGRA PEDE SOCORRO – S.O.S SAÚDE PÚBLICA
 
Preocupado com a deficiência na área de saúde do nosso município, o vereador Cordeiro vem visitando todas as unidades de saúde, ESF, PSF, POSTO DE SAÙDE entre outros, para mostrar e cobrar maiores providências com relação à má conservação dos imóveis onde estão instalados os pólos de saúde de Angra.

No início desta semana o vereador Cordeiro esteve visitando as unidades do bairro Parque Mambucaba, e pelo visto os imóveis visitados apresentam os mesmos problemas dos anteriores. Todos os imóveis além de apresentar bastante mofo, a maior parte dos materiais como maca, escada, cama, pia de banheiro, ralo, torneiras e maçanetas das portas estão com diversos tipos de corrosão.

_____________________________________

Módulo I 

Obs: Este é o único imóvel onde existe a placa com identificação de que no local funciona uma unidade de saúde.
Como vocês podem ver nas fotos abaixo existem mofos em todas as salas. Na sala de vacina o teto está com rachaduras e vazamento d’água; na sala de curativos a pia esta vazando, e os funcionários improvisaram uma caixa de isopor para conter o vazamento. Será que não vai proliferar a dengue? – Além de vazamento na pia, todo o esgoto está entupido, o mato está tomando conta na entrada da unidade e o principal, não existe sequer um bebedouro tanto para os funcionários quanto para os pacientes que procuram a unidade.



 _____________________________________

Módulo II

Neste módulo até que não existe mofo, mas o material como maca, cama, suporte entre outros estão todos enferrujados, logo na entrada existe uma placa com os dias de atendimentos, mas de acordo com os moradores os médicos só atendem duas vezes por semana (segunda e terça), e só atende adultos, não tem pediatria. Os materiais de consumo dos funcionários como água ou café, são os próprios funcionários que compram, e também não existe bebedouro para os pacientes.

Obs: Quem não conhece o local, jamais imaginaria que ali funciona um posto de atendimento, pois na fechada não existe placa, e na parte de dentro do portão o imóvel é uma grande casa de veraneio. Imagine quanto custa o aluguel deste imóvel. Estou entrando com um requerimento para ter todos os valores dos imóveis alugados na área da saúde.



____________________________________________

Módulo III

Ainda não existe nome, ou placa no local porque até hoje não foi inaugurado, mas foi entregue a menos de dois meses. Não existe telefone, e em menos de dois meses algumas paredes apresentam mofo, os bocais das lâmpadas estão enferrujados, e os móveis estão todos enferrujados; não tem ar condicionado; bebedouro e nem longarinas (bancos de esperas) para que os pacientes aguardem os atendimentos; e até hoje não retiraram os entulhos e restos da construção, colocando em risco as pessoas que dependem da utilização do espaço.



______________________________________________

Módulo IV

Nesta unidade também não existe nenhum tipo de identificação; os móveis estão deteriorando com tempo, como as longarinas e as bicicletas que seriam de uso dos funcionários, mas as mesmas estão amontoadas num canto. O mofo também está presente por todo lado; no único tanque que existe no local serve tanto para lavar os panos de chão, quanto para lavar copos e baldes de curativos; e os médicos só começam a atender a partir das 11:30 da manhã.


 ______________________________________________

Postão

Se nas outras unidades que são menores existem todos esses problemas imaginem as condições em que se encontra o Postão. Pra começar até existe bebedouro mas não tem copo descartável, o banheiro utilizado pelos pacientes não tem condições de uso; na sala de nebulização o mofo é constante, ou seja, num local onde procuramos por uma melhora de nossa respiração está toda mofada, e ao invés de sair melhor o paciente acaba saindo até com alergia por causa de tanto mofo; torneiras amarradas com luvas e com a mensagem de “não use”, banheiro interditado; sala de repouso em péssimas condições, como o paciente vai repousar numa sala cheia de mofo, sem qualquer tipo de higienização, e principalmente não tem roupa de cama; refeitório ao ar livre para os dentistas, isso mesmo ao ar livre, do lado de fora; a sala de odontologia era a menos pior, pois na sala de Raio X toda a fiação foi feita de forma precária, ou seja,  a famosa “Gambiarra”, a fiação esta sem qualquer tipo de proteção sem conduítes e em contato direto com a parede passando de uma parede para outra sem qualquer tipo de isolamento.




Mais uma vez senhor prefeito do que adianta ficar fazendo um monte de obras a qualquer custo se depois não oferecer estrutura para o funcionamento do mesmo, como já venho dizendo obras eleitoreiras com a intenção de ludibriar a população. Vamos dar mais atenção aos moradores, principalmente na área da saúde, pois é vergonhoso ver que um local onde procuramos por atendimento médico para cuidarmos da saúde estar em estado crítico de conservação.

Se o lugar onde as pessoas vão procurar por atendimento médico está desta forma, imagine como deve ser o atendimento para os moradores. Imaginem uma pessoa que tem problemas respiratórios, ou outro tipo de alergia, que necessita de um atendimento num lugar desses, ao invés de sair curado acaba é piorando cada vez mais a sua saúde. E daqui a 14 dias conforme disse o prefeito o hospital da Japuiba estará sendo inaugurado, mas inaugurar pra quê, pra ser mais um tormento para a saúde do nosso município, se não existe médico suficiente para atender os ESFs, será que vai ter para atender no novo hospital? Eu espero que sim, mas acho muito difícil, não sou contra a inauguração do hospital não, pelo contrário sou sempre favorável nas questões de melhorias que beneficiam os nossos moradores. 

E gostaria de dizer que estarei visitando outras unidades de saúde e denunciarei o descaso do poder público para com os nossos munícipes. E conto com o apoio de todos os moradores para que juntos possamos denunciar as mazelas do nosso município, porque ao invés de investir na saúde o prefeito prefere dar uma subvenção de 30 milhões para uma empresa de transporte da cidade.

Nenhum comentário: