terça-feira, 1 de novembro de 2011

VEREADOR CORDEIRO CONCEDE MOÇÃO DE APLAUSOS A CONCEIÇÃO RABHA


Na Sessão desta terça-feira dia 01 de novembro, o Vereador Cordeiro concedeu Moção de Apalusos a Conceição Rabha pela dia dos Professores.

Maria da Conceição Caldas Rabha é uma angrense que trilha uma das mais belas trajetórias políticas de Angra nos últimos anos. Das salas de aula do maior colégio da cidade, o CEAV, para o mandato de vice-prefeita (entre 97 e 2000), Conceição firmou-se como uma das lideranças políticas mais respeitadas da cidade. Respeito alcançado por sua postura sempre ética, de partilha de decisões, capacidade de ouvir e encontrar soluções para os problemas das comunidades.


Formada em Ciências Físicas e Biológicas desde 1976, Conceição leciona em colégios da rede estadual desde então, tendo trabalhado no CEAV e no Nazira Salomão. Por oito anos seguidos foi diretora do CEAV, unidade de ensino com mais de 4 mil estudantes. Seu dinamismo à frente do colégio fez com que fosse convidada para assumir a secretaria municipal de Educação na gestão do ex-prefeito Luiz Sérgio. Foram quatro anos de trabalho e conquistas. Conceição implantou a gestão democrática nas escolas (com eleição de diretores e conselhos), ampliou o atendimento aos alunos portadores de deficiência e ajudou a organizar os primeiros Congressos Municipais de Educação, que definiram as estratégias do Governo para o setor.

Sua gestão à frente da secretaria ajudou Angra a receber, em 96, o título de "Município Amigo da Criança", das Nações Unidas.


Em 97, Conceição foi candidata a vice-prefeita e ganhou. Durante sua passagem pela na vice-prefeitura esteve à frente do Orçamento Participativo municipal, no qual a população tinha o direito de participar da gestão do dinheiro público, indicar prioridades e acompanhar os gastos da Prefeitura. No ano 2000, Conceição foi novamente candidata a vice-prefeita, na chapa encabeçada pelo ex-deputado Neirobis Nagae, sem, no entanto conseguir ser eleita.

Conceição também dirigiu a Coordenadoria Regional de Educação da Baía da Ilha Grande em 2002, responsável por todos os colégios estaduais de Angra, Paraty e Mangaratiba. Em apenas oito meses, a Coordenadoria construiu com professores e alunos uma gestão de respeito, valorização e democracia. Também neste período, Angra sediou a primeira Conferência de Educação da região, levantando propostas para a melhoria do ensino público no Sul Fluminense.


Ao aceitar a indicação de seu nome para a candidatura a vereadora, Conceição prometeu utilizar toda sua experiência administrativa e de vida, para ajudar a construir uma Câmara Municipal mais transparente e participativa. Eleita em outubro de 2004, com 1.464 votos, foi à única parlamentar do PT na Câmara angrense nesta legislatura, e pautou seu Mandato na defesa da melhoria das condições de vida da população em áreas como a Educação, Saúde, Juventude, Direito das Mulheres e Geração de Emprego e Renda. Conceição lutou arduamente para que o Poder Legislativo pudesse levar aos moradores de Angra, o sentido real da palavra Cidadania, sempre estando preocupado com a qualificação profissional, o saneamento básico e a exploração responsável de nossas belezas naturais.
No ano de 2008 concorreu à Prefeita de Angra dos Reis, obtendo 40.413 votos. 



                




Nenhum comentário: