quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ministério da Pesca e Prefeitura de Angra assinam convênios na área de aquicultura

O ministro Luiz Sérgio, da Pesca e Aquicultura, estará em Angra dos Reis na próxima sexta-feira (18/11) para a assinatura de dois convênios, no valor total de R$ 325 mil, com a prefeitura de Angra dos Reis, para o desenvolvimento da aquicultura na Baía da Ilha Grande. A atividade está marcada para as 10h30 na Casa Laranjeiras com a presença do prefeito Tuca Jordão.

O primeiro convênio prevê a criação de uma unidade de produção do peixe Bijupirá composta de 10 tanques de 452 metros cúbicos com capacidade para produzir até 36 toneladas do pescado por ano. O projeto inclui ainda a capacitação dos produtores da Baía da Ilha Grande para o manejo da espécie.

Já o segundo convênio tem como objetivo principal aumentar em até 300% a produção de coquilles de Saint-Jacques (vieiras) na região através da aquisição de equipamentos necessários ao cultivo e assistência técnica para aos produtores. Ambos os convênios serão desenvolvidos em parceria com a de Maricultores da Baía da Ilha Grande (AMBIG).

Após a assinatura dos convênios será realizada a abertura do “Encontro Geral do Projeto Gestão da Pesca e Aquicultura na Baia da Ilha Grande”, com a apresentação de estudo realizado entre os anos 2010/2011 através de parceria do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) com o Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade federal do Rio de Janeiro (Soltec/UFRJ) e a Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio (FIPERJ) com recursos de emenda parlamentar do então deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). O estudo fez um diagnóstico completo de toda a atividade pesqueira e aquícola da região de Angra dos Reis e Paraty com a participação direta das comunidades pesqueiras e de representações do setor, identificando oportunidades e necessidades para o desenvolvimento da pesca e da aqüicultura na Baía da Ilha Grande.


Um comentário:

Anônimo disse...

A APRIMAPPA hoje juntamente com representantes da secretaria de obras, meio ambiente e INEA as obras no Rio Mambucaba e Perequê!
Visite:
http://blogaprimappa.blogspot.​com/