quinta-feira, 28 de junho de 2012

VEREADOR CORDEIRO CONCEDE MOÇÃO DE APLAUSOS A TRANSEX ROBERTA ALMEIDA

Na sessão desta quinta dia 28, Cordeiro concedeu a moção de aplausos a, ROBERTA ALMEIDA. Acompanhe abaixo um pequeno resumo.

Roberta Almeida, natural do Rio de Janeiro – Bangu. Passou sua infância e adolescência no Rio, aos 13 anos de idade começou o curso de cabeleireira. Em 1990, Roberta se mudou para a cidade de Angra dos Reis. Onde continuou com sua profissão de cabeleireira.

Roberta é cabeleireira, maquiadora, designer de sobrancelha e delegada do GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgênicos – travestis e transexuais) do Rio de Janeiro.
Depois de uma espera de mais ou menos 30 anos, com a ajuda de amigos e apoio total de sua família, Roberta conquistou na justiça angrense a autorização para trocar o nome de batismo masculino pelo nome feminino em todos os seus documentos. O que para ela é uma grande conquista.

Em situação inédita em Angra dos Reis a Juíza Dra. Carolina Medina da vara da família aprovou a mudança de documento da transexual, isto é um fato inédito e de grande relevância fazendo com isto uma evolução do pensamento e da liberdade de expressão em nosso município.

No mundo inteiro, tradicionalmente celebra-se o chamado Dia do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no dia 28 de  junho. A significância do Dia 28 de Junho é que marca o início do movimento moderno LGBT em prol da liberdade de expressão e igualdade de direitos deste segmento da população.





Todo ano desde então esta data é celebrada por meio de paradas e outros  eventos culturais, numa expressão de orgulho - e não de vergonha -  de assumir publicamente a orientação sexual e identidade de gênero LGBT. No Brasil as Paradas do Orgulho LGBT começaram a se tornar um importante momento de expressão e visibilidade desta população a partir de 1995.

Nenhum comentário: