terça-feira, 1 de setembro de 2009

Vereador Cordeiro acompanha assinatura de protocolo de intenções intermunicipal sobre o lixo da Costa Verde


O vereador Cordeiro participou, na semana passada, da cerimônia de assinatura do protocolo de intenções visando a constituição de um Consórcio e a construção do novo aterro controlado do Ariró o que, na prática, permitirá que os municípios de Paraty, Rio Claro e Mangaratiba enviem seu lixo (inclusive hospitalar) para o território de Angra dos Reis.

O protocolo de intenções ainda será debatido pela Câmara Municipal. Somente após a aprovação dos vereadores, a Prefeitura de Angra poderá dar seguimento à proposta. De acordo com o Governo Municipal havera compensações financeiras e investimentos indiretos para capacitar os municípios vizinhos a cuidarem melhor do seu lixo.

Para o vereador Cordeiro, o tema é polêmico e deverá motivar intenso debate na Casa Legislativa. Em junho, Cordeiro sugeriu ao Executivo a volta do programa de Coleta Seletiva de Lixo como forma de reduzir a pressão sobre o aterro do Ariró.

Ninguém vai fazer nada e muito menos mandar lixo para o município sem que a Câmara seja consultada. E nós queremos saber de todos os detalhes, afinal trata-se do futuro da nossa cidade. Vamos ver quando a mensagem chegar à Câmara, se esta operação deve ser ou não aprovada — disse Cordeiro.

A assinatura do protocolo de intenções foi acompanhada pelos prefeitos de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba e pelo subsecretário de Meio Ambiente de Rio Claro, além da própria secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos. O Estado é o principal avalista desta proposta de Consórcio Intermunicipal.

Nenhum comentário: