quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cordeiro pede transparência no debate sobre o despejo da Cooperativa Comisflu, na Japuíba

O vereador Cordeiro e a Bancada do PT na Câmara Municipal de Angra dos Reis apresentaram votos contrários à revogação da Lei 458/89, de autoria do ex-prefeito Neirobis Nagae (1989-92), que concede área na Grande Japuíba para o desenvolvimento das atividades da Cooperativa Mista do Sul Fluminense (ComisFlu), que desenvolve ação de apoio aos agricultores de Angra dos Reis. A proposta do Governo Municipal foi lida e aprovada ontem (em primeira votação), com o voto de TODOS os vereadores da Base do Governo. Na prática, a revogação da Lei, vai despejar a Cooperativa que, com isso, poderá inclusive ser fechada, interrompendo suas atividades.

É um absurdo o que a Base do Governo fez aqui hoje. Despejar a ComisFlu, sem oferecer aos agricultores e produtores rurais que utilizam aquele espaço, nenhuma alternativa. O que a Bancada do PT tentou defender é que a revogação da Lei não fosse feita sem que o Governo Municipal apresentasse o local onde pretende instalar as bases da Cooperativa. Como somos minoria, porém, não conseguimos impedir a derrota dos agricultores — lamentou Cordeiro.

A justificativa do Governo Municipal para despejar os produtores rurais é que pretende doar a área para a construção da nova sede do Batalhão da Polícia Militar (BPM). Cordeiro lembrou que, ao contrário do que alguns vereadores da Base tentaram fazer crer durante a votação, é A FAVOR da mudança do BPM para a Grande Japuíba.

A Bancada do PT é a favor da mudança. Sempre fomos. Quero lembrar inclusive que quem fez a elevação da Companhia da PM para Batalhão foi a ex-governadora Benedita da Silva (PT), em 2002. O que não aceitamos, porém, é que para abrigar a PM seja necessário despejar os agricultores. O Governo está agindo de forma autoritária, sem sequer discutir com os trabalhadores rurais. É essa truculência que nós não admitimos e lamentamos — explicou Cordeiro.

Na manhã desta quarta-feira, 2, o chefe de gabinete do vereador Cordeiro, Marcelo de Oliveira, participou de reunião na sede do Governo Municipal para tentar encontrar uma solução para o impasse. Infelizmente, porém, o Governo não apresentou nenhuma proposta, chegando a dizer inclusive, que não poderia comprometer-se com a construção de novas instalações para a Cooperativa. Um Grupo de Trabalho com representantes da ComisFlu e da Prefeitura terá novo encontro na terça-feira, 8, para avaliar o caso. A segunda votação da revogação da Lei será na quinta-feira, 10, no plenário Benedito Adelino, no Centro.

Nenhum comentário: