terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cordeiro acompanha visita às usinas de Itaorna e elogia debate sobre a retomada do Programa Nuclear Brasileiro

O vereador Cordeiro acompanhou na última semana, a visita de um grupo de parlamentares federais e estaduais à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Itaorna, sede das usinas Angra 1 e Angra 2 e da futura unidade Angra 3. Entre os parlamentares que fizeram parte da comitiva estavam o deputado estadual Rodrigo Neves (PT), os deputados federais Mauricio Rands (PT/PE), Bernardo Ariston (PMDB/RJ) e os senadores João Pedro (PT/AM), Flávio Torres (PDT/CE) e Augusto Botelho (PT/RR). O vereador angrense Manoel Parente (PHS) também fez parte da visita.

O grupo foi acompanhado pelo presidente da Eletronuclear, Othon Pinheiro da Silva, e fez uma visita técnica às instalações de Angra 1 e ao canteiro de obras da terceira usina nuclear brasileira. Ao final do encontro, o grupo anunciou que vai propor uma audiência pública conjunta da Câmara e do Senado, para debater a retomada do Programa Nuclear Brasileiro, decidida pelo presidente Lula e da qual fazem parte, além de Angra 3, a construção de usinas no Nordeste e a conclusão do primeiro submarino nuclear brasileiro. A expectativa é de que a audiência seja ainda em outubro.

O Congresso não pode deixar de travar um debate estratégico e tão importante para a sociedade brasileira — disse o senador João Pedro.

Para o senador amazonense, um país como o Brasil, com grande extensão geográfica, economia em crescimento e com muitas diferenças regionais, "precisa assumir sua diversidade de fontes e não pode abrir mão da energia nuclear".

Parlamentar que apóia a construção o programa nuclear brasileiro e um dos co-fundadores do Movimento Pró-Angra 3, o vereador Cordeiro ficou satisfeito com o interesse dos parlamentares no debate deste assunto.

É importante que o país se aposse de todo o conhecimento tecnológico, segurança e eficiência que são produzidos em Angra dos Reis, nas nossas usinas. Visitas como essas e esta audiência pública, quando ocorrer, só confirmará que o Brasil está num caminho certo ao apostar na energia nuclear — disse Cordeiro.


Com informações da assessoria de comunicação da Eletronuclear.

Nenhum comentário: