quarta-feira, 10 de março de 2010

Vereador Cordeiro agracia mulheres na sessão solene comemorativa ao 8 de março




O vereador Cordeiro participou nesta terça-feira, 10, da Sessão Solene Alusiva ao Dia Internacional da Mulher, realizada no Centro de Estudos Ambientais, em Angra dos Reis. Na ocasião, Cordeiro aproveitou para agraciar com a Medalha do Mérito Benedita Maria da Guia Jorge, a três mulheres que, por sua importância e história de vida tem relevantes serviços prestados à comunidade angrense. A seguir um breve histórico das agraciadas:

Carmelita Paula Ramos Cipriano
Filha de Ângelo Paulo Ramos e Maria da Conceição (a 'LaIá'), ela nasceu na Fazenda do Saco em 1921 e viveu lá com seus pais e os seis irmãos até se casar com Mário Cipriano, na Fazenda Grataú, vindo constituir sua família no Sertãozinho do Frade. Foi uma das fundadoras da comunidade do Sertãozinho, sendo uma das primeiras moradoras e hoje a mais antiga.
D. Camelita teve catorze filhos, tendo dez deles vivos, e aos 89 anos tem enorme orgulho dos seus 21 netos e 16 bisnetos.
Membro atuante nas lutas e festividades da Igreja Católica ajudou a fundar a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Sertãzinho.
É viúva há 16 anos e mora na travessa Mário Cipriano, no Sertãozinho do Frade, travessa que por muito merecimento levou o nome de seu falecido marido.
É carinhosa e sempre de bem com a vida, é muito respeitada e ouvida na comunidade. Pela sua experiência de vida muita das vezes é vista como conselheira por todos por todos.


Maria Celestina Cipriano
Natural de Angra, Maria Celestina Cipriano nasceu em 1945 no Frade, filha de Veciana Raimundo de Castro e Cipriano Raimundo.
Sua família foi uma das primeiras a morar no Frade. Sempre zelou pelo bem estar e religiosidade dos moradores do Frade.
Onde mora todos a conhecem por Marieta. É membro atuante na Igreja Católica, bem como nas lutas sociais por melhoria da sua comunidade, inclusive participando ativamente de diversos movimentos e atividades da Associação de Moradores. Também destaca-se sua participação ativa na organização e na militância em no movimento Pró – Angra III e integra o movimento da Terceira Idade do Frade.

Ruth Cândida Barbosa Costa
Natural de Angra, Ruth é filha de Manoel Barbosa e Maria Cândida Barbosa, também conhecida como Dona Mariinha. Filha mais velha de 11 irmãos é um dos pilares na formação desta família. Formou-se em Pedagogia, após qualificando-se através de pós-graduação em Planejamento e Técnicas de Ensino.
Trabalhou durante 40 anos na área da educação em Angra dos Reis, como professora primária (1ª a 5ª série), no Grupo Escolar Lopes Trovão, atual CEAV; professora do Curso de Formação de Professores no Colégio Estadual Dr. Artur Vargas (CEAV), no Colégio Estadual Leopoldo Américo Miguez de Melo (Celamm) e no Centro Educacional Dinâmico (CED); Coordenadora Pedagógica do Curso de Formação de Professores no Colégio Estadual Leopoldo Américo Miguez de Melo e no Centro Educacional Dinâmico; primeira Diretora da Escola Estadual Honório Lima (atual Colégio Estadual Honório Lima), atuando nesta função durante 26 anos.
Além de suas atividades profissionais, D. Ruth, como é popularmente conhecida, também exerceu durante diversos momentos a mobilização nos movimentos sociais, tendo efetiva participação na Associação de Moradores do Morro do Carmo.
Também militou e milita na política partidária, iniciando sua caminhada no PDT e estando atualmente filiada no Partido dos Trabalhadores (PT).
Católica praticante, participou de vários cursos ministrados na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Hoje está voltada para trabalhos religiosos dentro da Paróquia, onde atua como ministra da comunhão, missionária das Santas Missões Populares e agente da Pastoral da Esperança. Pertence também ao clube de mães do Morro do Carmo, ligado à Pastoral da Mulher da Igreja Católica. Dona Ruth é Casada, mãe de 3 filhos e avó de 5 netos.

Nenhum comentário: