sábado, 6 de março de 2010

Cordeiro defende responsabilização de maus gestores que estiveram à frente da Santa Casa de Misericórdia

O vereador Cordeiro também manifestou preocupação com a situação da Santa Casa de Misericórdia de Angra dos Reis. Nos últimos dias, a Câmara Municipal tem debatido a questão da saúde pública com atenção. Para Cordeiro, o debate é amplo e vai muito além da questão da Santa Casa. Por isso, ele lembrou, a bancada do PT na Casa propôs, no ano passado, uma audiência pública sobre a construção do novo Hospital da Japuíba e seus reflexos no atendimento do sistema municipal de Saúde. A Base do Governo, porém, rejeitou a sugestão.

- O que tivemos na Santa Casa foi uma gestão temerária que, ao longo dos anos, acumulou tal montante de dívidas e problemas que hoje a situação beira o insustentável. Todos sabemos que o Hospital foi usado como gabinete para um trampolim político - disse Cordeiro.

Sobre a proposta de alguns vereadores da Base do Governo que defendem uma auditoria nas contas da entidade, Cordeiro defendeu que a mesma fosse ampla e alcançasse também a outros gestores que, no passado, possam ter causado prejuízos à Irmandade da Santa Misericórdia. Cordeiro defendeu o atual provedor, Samuel Almeida, que, segundo o vereador, além de ser um homem de caráter, está fazendo o possível para sanear as contas do Hospital e mantê-lo funcionando.

- Vamos trazer o Samuel aqui e também outros gestores e fazer um debate amplo, com a participação do Governo, para descobrir como é que o Poder Público pode ajudar mais à Santa Casa - disse o líder do PT, lembrando, porém que os atuais R$ 6 milhões anuais que a Prefeitura de Angra repassa à Santa Casa são ainda insuficientes.

Cordeiro também defendeu um pedido de ressarcimento aos cofres públicos caso seja comprovado qualquer desvio ou má-aplicação de recursos públicos na gestão do Hospital, bem como a responsabilização criminal dos eventuais infratores.

Nenhum comentário: