sexta-feira, 19 de março de 2010

Em reunião sobre a situação da Santa Casa, Cordeiro propõe debate amplo sobre a Saúde em Angra dos Reis

O vereador Cordeiro participou na manhã de hoje de uma reunião pública sobre a situação da Santa Casa de Misericórdia de Angra dos Reis. Nas últimas semanas, têm sido veiculadas em alguns órgãos da Imprensa local, notícias sobre uma eventual insolvência do Hospital, que estaria adiando cirurgias eletivas (com agendamento) e prejudicando o atendimento. A reunião foi solicitada pelo vereador Ilson Peixoto (PT) há quatro meses e contou com a presença do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FuSar), Dr. Adilson Bernardo. A diretoria da Santa Casa optou por não participar do debate e não mandou nenhuma representação. Na quinta-feira á tarde, ao saber desta decisão, Cordeiro e o vereador Ilson Peixoto foram ao Hospital para uma reunião com o provedor da Santa Casa, Samuel Almeida.

Para o vereador Cordeiro, qualquer debate sobre a Santa Casa interessa a todo o município e deve ser ampliado. afinal, o Hospital é a principal unidade pública de Saúde da cidade.

Eu participarei de todo embate e de debates sobre a Saúde na cidade. Só que a Santa Casa não é a única questão que merece atenção. Nós temos que fazer uma ampla discussão sobre a Saúde da cidade como um todo. É isso que a Bancada do PT tem defendido desde a nossa posse no ano passado. Infelizmente, porém, a Base do Governo nesta Casa tem negado com veemência todas nossas sugestões neste sentido. Reforço a necessidade de fazermos esta discussão o quanto antes — disse Cordeiro, que é membro da Comissão de Finanças, Saúde e Obras da Casa.

Cordeiro lembrou que, no ano passado, a proposta de audiência pública sobre a obra do Hospital da Japuíba foi negada pela Base do Governo. Se a discussão tivesse ocorrido, segundo o vereador, os problemas da Santa Casa poderiam ter sido debatidos e, quem sabe resolvidos, há mais tempo.

Diante da ausência de representantes da Santa Casa na reunião de hoje, o vereador Ilson Peixoto proporá a convocação dos mesmos para novo encontro para debater este tema. O presidente da FuSar informou que, após a entrada em funcionamento do Hospital da Japuíba, o perfil da Santa Casa será alterado. A proposta da Fundação é que restem na unidade apenas os serviços de CTI adulto e neonatal, maternidade e internação de pacientes crônicos.

Nenhum comentário: