segunda-feira, 3 de maio de 2010

Vereadores vão ao secretário de Estado de Segurança Pública pedir investimentos imediatos para enfrentar a violência

Os vereadores que integram a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Angra dos Reis, reuniram-se, na semana passada com o secretário de Estado de Segurança Pública (SESP), José Mariano Beltrame. O encontro foi na sede da SESP, no Rio de Janeiro, e contou com as presenças de Cordeiro (PT), Manoel Parente (PHS), Jorge Mascote (PMDB) e Leandro Silva (PR), presidente da Comissão especial.

Durante o encontro, os parlamentares relataram a Beltrame e a outros integrantes do Estado Maior da segurança estadual, um relato dos principais problemas na área no município, como a precariedade das instalações do prédio da delegacia de Angra (166ª DP); a construção de uma Casa de Custódia para o abrigo de detentos da região; a criação de uma subdelegacia da Polícia Civil no Parque Mambucaba, para agilizar o registro de ocorrências e a inauguração do novo prédio do Instituto Médico Legal, (IML) da cidade, no Bracuhy, cujas obras parecem concluídas, mas ainda não está em funcionamento. Os parlamentares também reforçaram a necessidade de implantar, o quanto antes, o Programa Estadual de Repressão às Drogas (Proerd) nas escolas da cidade.

Para o vereador Cordeiro, a reunião foi produtiva. Apesar de estar com a atenção focada, prioritariamente para os problemas da região Metropolitana do Rio, Beltrame prometeu empenho no encaminhamento das soluções apontadas. Sobre a construção da Casa de Custódia, Beltrame disse que a solução pode demorar um pouco mais, afinal, os municípios da região precisam entrar em acordo sobre o local da construção. Desde o ano passado, com a interdição da carceragem da 166ª DP, os presos de Angra dos Reis e da região estão sendo enviados diretamente para o Rio de Janeiro.

O Governo Municipal na gestão passada perdeu a oportunidade de resolver esta questão. Teve os meios e não resolveu. Agora é hora de o prefeito enfrentar esta situação e dar solução ao problema, que é grave e afeta não apenas os familiares dos presos, mas toda a questão da insegurança na cidade — defendeu Cordeiro.

Sobre a reforma do 33º BPM, o secretário disse que o Governo do Estado depende apenas de um terreno para dar seguimento à obra. Ele lamentou que o terreno antes disposto para tal, na Grande Japuíba, tenha sido doado para a construção de casas populares.

A nova sede estava prevista para este ano e já tinhamos até o terreno, na Japuíba. Porém após a tragédia de janeiro, tivemos que abrir mão daquele local para que fossem construídas casas populares pela Prefeitura, e agora estamos pendentes de um terreno para a construção do 33º BPM — afirmou Beltrame.

Com relação ao Proerd, Beltrame encaminhou os parlamentares a uma reunião com o Comandante Geral da Policia Militar do Rio de Janeiro, Mário Sérgio Duarte, no mesmo dia, para avaliar a situação. O Programa está passando por uma reformulação e deve chegar a Angra, com ao menos uma equipe, ainda no primeiro semestre. Os policiais, treinados para isso, irão às escolas para orientar os jovens sobre os malefícios das drogas.

Nenhum comentário: