segunda-feira, 24 de maio de 2010

Voluntários do programa Fome Zero, de Angra dos Reis, recebem Moção de Aplausos da Câmara Municipal




Os representantes do programa Fome Zero do Governo Federal, em Angra dos Reis, receberam uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Angra dos Reis. A entrega foi feita na última quinta-feira, 20, no plenário do Legislativo. A Moção foi proposta pelo vereador Cordeiro, em 2009, e aprovada por todos os demais parlamentares.

A solidariedade e a ajuda ao próximo são virtudes que precisam ser valorizadas sempre. O trabalho dos voluntários do Programa Fome Zero exercem uma atividade silenciosa, quase imperceptível para a maioria das pessoas, mas que faz uma diferença enorme na vida das pessoas que são atendidas, seja pela distribuição de alimentos, ou pelas diversas atividades que o Fome Zero apoia na cidade, em parceria com diversas instituições e o apoio determinante da Eletronuclear — ressaltou Cordeiro.

O coordenador do programa em Angra, Francisco Carlos dos Santos, o 'Chico', lembrou, em seu discurso, que o Fome Zero é um conjunto de ações que estão sendo implementadas pelo Governo Lula com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional dos brasileiros. As iniciativas envolvem diversos Ministérios, as três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) e a sociedade civil organizada. Em Angra, o programa é todo coordenado por voluntários, sem nenhuma remuneração.

O comitê angrense do Programa Fome Zero foi instituído em 2003. Na primeira ação foram arrecadadas 13 toneladas de alimentos, que foram distribuídos entre várias instituições participantes do Comitê. Outra realização foi a reforma da cozinha da Pastoral da Criança, na comunidade da Nova Angra, onde existe uma produção de farinha multimistura para reforço nutricional.

Ainda são realizados dois grandes eventos: a Semana da Cidadania Infantil, em comemoração ao Dia das Crianças; e o 'Natal sem Fome', com diversas brincadeiras, lanches e brinquedos distribuídos para mais de 3 mil crianças nos bairros do Frade e Perequê.

As políticas sociais no Brasil estão avançando e tem havido redução da pobreza em níveis nunca vistos. Não dá para falar em política quando a barriga dói e as pessoas têm fome. O trabalho do Fome Zero é exercido em parceria com muitas pessoas, que merecem, como nós, os méritos pelo sucesso desta grande mobilização — disse Chico.
Fotos: Anderson Pires/CMAR

Nenhum comentário: