segunda-feira, 24 de maio de 2010

Comunidade da Praia do Recife faz festa para comemorar a chegada da luz elétrica





A comunidade da Praia do Recife, na região do Frade, recebeu diversos convidados na última sexta-feira, 21, para a cerimônia de inauguração da eletrificação rural na comunidade. A ocupação no local começou há cerca de 70 anos mas só agora a luz elétrica foi instalada na comunidade, beneficiando 23 famílias, através do programa Luz Para Todos, do Governo Lula.

O vereador Cordeiro, que acompanha o drama destes moradores desde a década de 90, participou da inauguração e ressaltou a importância da chegada da energia para a comunidade. Ele lembrou da luta e daqueles que, inclusive, faleceram antes de ver a eletrificação.

Nós tivemos muitas etapas nesta luta e houve quem não vivesse para ver este dia. Eu lembro, por exemplo, do saudoso Corino e de outras pessoas. A eletrificação aqui vai proteger esta comunidade, inclusive da especulação imobiliária, da qual estes moradores já foram inclusive vítimas no passado — lembrou Cordeiro.

A eletrificação foi feita após a liberação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que condicionou a chegada da energia a uma espécie de 'congelamento' dos imóveis já existentes na localidade. Sendo assim, não serão mais permitidas edificações além das 18 que já existem. A medida visa preservar a integridade do ambiente no bairro, que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios.

Além do vereador Cordeiro e da comunidade, também participaram do evento, o deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ); o superintende regional do Inea na Baía da Ilha Grande, Julio Avelar; o coordenador do programa Luz para Todos, Oliveiro; e lideranças políticas como a ex-vereadora Conceição Rabha, o ex-prefeito José Marcos Castilho (1997-2000) e o ex-deputado estadual Aurélio Marques.

Durante o evento, o coordenador do Luz Para Todos informou que, possivelmente nas próximas semanas, será iniciada a eletrificação no Sertão de Mambucaba, na região do Perequê, outra comunidade que não é atendida, ainda, pela eletrificação.

Nenhum comentário: