quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Maioria da Câmara vota contra os mototaxistas. Cordeiro e a Bancada do PT votam a favor do serviço alternativo de transporte

O vereador Cordeiro votou a favor da regulamentação do serviço de mototáxis em Angra dos Reis. A votação aconteceu nesta terça-feira, 24, na Câmara Municipal e terminou com a derrota dos mototaxistas que, após a segunda votação do projeto de Lei que propunha a criação do serviço, não poderão mais trabalhar em Angra dos Reis. Para Cordeiro, a extinção do serviço dos mototaxistas é um retrocesso.

Não havia nenhuma necessidade de votar este projeto de Lei agora. O prefeito mandou para a Câmara uma mensagem incompleta, que não dava segurança aos mototaxistas. Ao invés de rejeitarmos, o correto seria trazermos todos os interessados a esta Casa e adequarmos a proposta à nossa realidade — disse o vereador Cordeiro, apelando à Base do Governo para que adiasse a votação, permitindo mudanças no projeto original do prefeito.

O apelo de Cordeiro e dos demais vereadores do PT não foi ouvido. Após mais de duas horas de debates, a mensagem 058 do prefeito acabou entrando em votação. Um a um os vereadores foram apresentando suas justificativas para a votação. A maior parte dos vereadores da Base do Governo disse que o projeto do prefeito estava incompleto, justificando assim, o voto contrário aos trabalhadores do mototáxi. Para Cordeiro, porém, se o projeto de Lei do prefeito realmente estava incompleto, melhor teria sido fazer alterações.

Estou convencido de que o trasporte dos mototáxis não compete, nem prejudica os taxistas e muito menos a empresa de ônibus. A população deve ter o direito de escolher. A justificativa de que o projeto é incompleto também não serve, afinal, esta é a Casa de Leis. Se está ruim, ou foi feito com incompetência, como disseram alguns vereadores do Governo, vamos alterar. Eu voto a favor dos mototaxistas e lamento que esta Casa esteja tomando esta decisão desta forma, de maneira tão apressada — disse Cordeiro.

Em sua fala, o vereador também usou a história do 'Cavalo de Tróia' para tentar explicar o que aconteceu com o projeto dos mototaxistas. Segundo a lenda grega, o cavalo seria um presente aos troianos, mas revelou-se o princípio da ruína daquele povo.

A lenda do 'Cavalo de Tróia' cabe perfeitamente nesta situação. O projeto de Lei do prefeito enviado a esta Casa, da forma como veio, é um verdadeiro presente de grego — disse Cordeiro.

Ao final da votação, Cordeiro, os dois vereadores do PT (Lia e Ilson Peixoto) e os vereadores Jorge Mascote (PMDB) e Leandro Silva (PR) votaram a favor dos mototaxistas. Com seis votos contrários, a mensagem foi derrotada em primeira votação. Nesta quinta-feira, 26, o projeto volta novamente à pauta para a segunda votação.

Nenhum comentário: