sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Após sugestão de Cordeiro, Câmara promove reunião sobre o auxílio funeral em Angra




Por sugestão do vereador Cordeiro, a Câmara Municipal realizou na última quarta-feira, 4, uma reunião pública com a presença da secretária municipal de Ação Social, Célia Jordão, a fim de debater o serviço do auxílio funerário na cidade. Desde 2007, a Prefeitura de Angra financia urnas para pessoas de baixa renda, mas o serviço é alvo de várias reclamações. A reunião foi presidida pelo vereador Cordeiro, autor da proposição.

Propus a reunião para que a gente pudesse ouvir a secretaria e as funerárias e encontrar soluções para as queixas que eventualmente algumas pessoas nos procuram para fazer — disse Cordeiro.

Além da secretária Célia, representantes das cinco funerárias do município também compareceram e prestaram informações sobre o serviço. Segundo Célia Jordão, em 2009 foram concedidas 226 urnas, até setembro. Os valores investidos no programa foram de R$ 165 mil no ano passado e R$ 134 mil este ano. Para requisitar o auxílio por morte, os cidadãos precisam comprovar a carência. Feito isso eles recebem uma espécie de guia para buscarem o serviço funerário.

De acordo com os representantes das funerárias, o auxílio concedido pela Prefeitura compreende desde a urna até as flores. A aplicação de formol, substância utilizada para a conservação dos cadáveres, não pode ser cobrada das famílias que recebem o auxílio público. Por orientação das próprias funerárias, caso haja cobrança, o caso deve ser informado imediatamente.

Além de Cordeiro, também participaram da reunião, os vereadores Jorge Eduardo Mascote (PMDB), Leandro Silva (PR), Vilma dos Santos (PRB) e Manoel Parente (PHS). Cordeiro ficou satisfeito com o resultado do encontro.

O diálogo é sempre o melhor caminho para superar os conflitos. Se há problemas, eles devem ser trazidos ao debate para buscarmos soluções. Por isso fiquei muito satisfeito com o resultado do encontro, afinal, os representantes das funerárias também coolocaram seus pontos de vista e abrimos um novo canal de comunicação, intermediado pela Câmara Municipal — disse Cordeiro.


Fotos: Anderson Pires / CMAR

Nenhum comentário: