quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vereador Cordeiro propõe uma homenagem ao fotógrafo angrense Valério Vieira, no Centro de Angra dos Reis

Começa a tramitar nesta quinta-feira, 19, o projeto de Lei de autoria do vereador Cordeiro que propõe uma homenagem pública ao fotógrafo Valério Vieira (1862-1941), angrense que se destacou no final do século XIX como um dos maiores fotógrafos de sua época. A proposição de Cordeiro dá o nome de 'Cais Valério Vieira', ao cais localizado próximo à Praça do Porto, no Centro de Angra dos Reis, ao lado do Porto angrense. Segundo Cordeiro, seria uma justa homenagem do Poder Público a um angrense que se notabilizou pela importância de seu trabalho. O cais, aliás, é um local propício para o exercício da fotografia.

Temos que manter vivas a nossa cultura e a nossa memória. Valério Vieira foi um fotógrafo excepcional e sua História merece ser valorizada e guardada para a posteridade. Nomear o Cais é apenas uma das formas de lembrar deste legado — disse Cordeiro.

Após lida no plenário, a proposta de Cordeiro será encaminhada à Comissão de Justiça da Casa para avaliação. Após a aprovação, ainda dependerá da sanção do prefeito municipal. A proposta de Cordeiro não altera o nome do atual Cais de Santa Luzia, em frente à estação de embarque de mesmo nome, renomeando apenas o ancoradouro localizado ao lado do Porto de Angra, que ainda não tinha denominação própria.

Saiba mais sobre Valério Vieira:


Valério Octaviano Rodrigues Vieira (Angra dos Reis, 16 de novembro de 1862 — São Paulo, 26 de julho de 1941) foi um pintor brasileiro da passagem do século XIX para o século XX.

Vieira, desde cedo, teve relacionamento com as artes. Chegou a cursar a Academia de Belas Artes no Rio de Janeiro. Em 1890, morando definitivamente em São Paulo, abriu seu estúdio na rua São Bento, depois transferido para rua XV de Novembro (1896), que abrigava a maioria dos fotógrafos em São Paulo, desenvolvendo intensa atividade, fotografando personalidades e inovando em técnicas à época incipientes. Era bastante procurado por oferecer várias opções. Entre os retratos tradicionais, já famosos na sociedade paulistana, Vieira inventou a moda dos de formatura e, em preto e branco, imortalizou muitos bacharéis da Faculdade de Direito do Largo São Francisco

Em 1901, realiza a sua obra mais conhecida: "Os trinta valérios" (imagem acima). Uma fotomontagem, em que ele se retrata, participando de um sarau, em todas os personagens, inclusive os bustos e quadros pendurados. Essa obra foi premiada com a medalha de prata na St. Louis Purchase Exposition, em Saint Louis, nos Estados Unidos, em 1904.

Em 1905, realizou a primeira experiência em tomadas panorâmicas: um painel de 12 metros de comprimento. A segunda panorâmica, um painel de 360 graus, foi uma encomenda da prefeitura de São Paulo, em 1919, para os festejos do centenário da independência em 1922. Vieira teve tino comercial, foi empreendedor e inovador para sua época, porém não se preocupou em organizar e catalogar o seu trabalho, por isso, muito se perdeu.

Valério Vieira morreu em 1941.


(Com informações da Wikipedia)

Visite também
http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografo-valerio-vieira.htm

Nenhum comentário: