segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cordeiro acompanha plenária de avaliação do trabalho do deputado estadual Rodrigo Neves




O vereador Cordeiro esteve em Niterói neste final de semana para participar de uma reunião de avaliação, prestação de contas e planejamento do mandato do deputado estadual Rodrigo Neves, líder no PT na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). No encontro, segundo Cordeiro, além de avaliar o trabalho parlamentar de Neves, os participantes também fizeram sugestões para a atuação do deputado, inclusive com propostas de Emendas ao Orçamento estadual de 2011, que começa a ser analisado no segundo semestre deste ano.
É bom conhecer melhor o trabalho dos parlamentares, especialmente os do PT. O deputado Rodrigo Neves tem tido uma atuação de destaque em várias áreas, especialmente na questão do desenvolvimento econômico do Estado, com reflexos muito positivos para o interior, inclusive em Angra dos Reis — destacou Cordeiro, durante o encontro.

O encontro reuniu representantes de 25 municípios do Estado e serviu também para fazer uma análise dos quadros eleitorais estadual e nacional, avaliando as perspectivas de crescimento do PT no Rio de Janeiro nas eleições de outubro.

Para saber mais sobre a atuação do deputado estadual Rodrigo Neves, acesse http://www.rodrigoneves.com.br/

Metalúrgicos do Brasfels decidem retornar ao trabalho após 26 dias de greve




O vereador Cordeiro acompanhou ao longo de todas as últimas semanas, a greve dos metalúrgicos do estaleiro Brasfels, em Jacuecanga. Cordeiro esteve em várias assembleias e na Tribuna da Câmara manifestou-se solidário aos trabalhadores. Na manhã desta segunda-feira, 31, o parlamentar esteve também na assembleia que decidiu pela suspensão da greve e a volta ao trabalho após 26 dias de paralisação. Cordeiro parabenizou a categoria pela firmeza e unidade no movimento grevista e de reivindicação.

Eu atuo também no movimento sindical e sei como é difícil decidir entrar numa greve e, mais ainda, sair dela. Se os trabalhadores optaram pela paralisação é porque não lhes restou alternativa. De qualquer forma os metalúrgicos demonstraram grande unidade e força, o que só fortalece a categoria — disse Cordeiro.

Na assembleia de hoje, os metalúrgicos aceitaram 8,1% de reajuste salarial, Participação nos Lucros de R$ 1,4 mil divididas em três prestações, ticket-alimentação mensal de R$ 180 e um compromisso de reclassificação de algumas funções dentro do estaleiro. Em relação aos dias parados, a empresa pagará 1/3 das faltas.

Pesou a favor do fim da greve, a ameaça da Justiça do Trabalho de decretar a ilegalidade da greve, por meio de liminar, o que praticamente obrigou o Sindicato e os trabalhadores a aceitarem a proposta final da empresa Keppel Fels.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cordeiro acompanha visita do deputado estadual Rodrigo Neves à região


O vereador Cordeiro acompanhou nesta quarta-feira, 26, a visita parlamentar do deputado estadual Rodrigo Neves (PT) à região. Neves, que é o líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), esteve em Rio Claro, Paraty e Angra dos Reis.

Para Cordeiro, visitas como essa, aproximam os parlamentares fluminenses da realidade do interior do Estado e ajudam a trazer a atenção do Poder Público estadual para as diversas regiões do Estado.

- É sempre bom recebermos parlamentares em Angra e na região. Além de liderar a Bancada do PT na Assembleia, o deputado Rodrigo Neves também coordena a comissão de acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento no Estado e pode ajudar muito Angra dos Reis - acredita Cordeiro.

Com apenas 34 anos, o deputado Rodrigo Neves foi vereador em Niterói e está no seu primeiro mandato na Alerj. Oriundo do movimento estudantil e das comunidades eclesiais de base (Cebs) da Igreja Católica, ele elogiou o trabalho do vereador Cordeiro.

- O Cordeiro é uma liderança ousada e corajosa e temos que apostar nele para fazermos uma renovação do PT no Rio de Janeiro. A política é a dimensão do serviço e estou muito feliz de estar em Angra, ao lado deste grande companheiro e da militância - disse Neves.

Em todos os locais visitados, Rodrigo Neves ouviu lideranças, filiados do PT e sindicalistas e anotou reivindicações e sugestões para o Mandato.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Bispo de Itaguaí faz visita pastoral à Paróquia do Frade, em Angra dos Reis




O vereador Cordeiro acompanhou no último final de semana, parte da visita pastoral empreendida pelo bispo diocesano de Itaguaí, Dom Frei José Ubiratan Lopes, à paróquia de São Sebastião, no Frade, a mais nova área pastoral criada na Diocese, há cerca de um ano.

Durante a visita, o bispo esteve em diversas comunidades da nova paróquia, inclusive no Sertãozinho do Frade, onde a comunidade constrói, há vários anos e com bastante dedicação e sacrifício, o seu centro comunitário e a capela do bairro. O pároco da localidade, Pe. Felipe, também acompanhou a visita, conversou e rezou com os fiéis. O deputado federal Luiz Sérgio (PT) e a vereadora Lia (PT) também estiveram com o religioso.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Voluntários do programa Fome Zero, de Angra dos Reis, recebem Moção de Aplausos da Câmara Municipal




Os representantes do programa Fome Zero do Governo Federal, em Angra dos Reis, receberam uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Angra dos Reis. A entrega foi feita na última quinta-feira, 20, no plenário do Legislativo. A Moção foi proposta pelo vereador Cordeiro, em 2009, e aprovada por todos os demais parlamentares.

A solidariedade e a ajuda ao próximo são virtudes que precisam ser valorizadas sempre. O trabalho dos voluntários do Programa Fome Zero exercem uma atividade silenciosa, quase imperceptível para a maioria das pessoas, mas que faz uma diferença enorme na vida das pessoas que são atendidas, seja pela distribuição de alimentos, ou pelas diversas atividades que o Fome Zero apoia na cidade, em parceria com diversas instituições e o apoio determinante da Eletronuclear — ressaltou Cordeiro.

O coordenador do programa em Angra, Francisco Carlos dos Santos, o 'Chico', lembrou, em seu discurso, que o Fome Zero é um conjunto de ações que estão sendo implementadas pelo Governo Lula com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional dos brasileiros. As iniciativas envolvem diversos Ministérios, as três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) e a sociedade civil organizada. Em Angra, o programa é todo coordenado por voluntários, sem nenhuma remuneração.

O comitê angrense do Programa Fome Zero foi instituído em 2003. Na primeira ação foram arrecadadas 13 toneladas de alimentos, que foram distribuídos entre várias instituições participantes do Comitê. Outra realização foi a reforma da cozinha da Pastoral da Criança, na comunidade da Nova Angra, onde existe uma produção de farinha multimistura para reforço nutricional.

Ainda são realizados dois grandes eventos: a Semana da Cidadania Infantil, em comemoração ao Dia das Crianças; e o 'Natal sem Fome', com diversas brincadeiras, lanches e brinquedos distribuídos para mais de 3 mil crianças nos bairros do Frade e Perequê.

As políticas sociais no Brasil estão avançando e tem havido redução da pobreza em níveis nunca vistos. Não dá para falar em política quando a barriga dói e as pessoas têm fome. O trabalho do Fome Zero é exercido em parceria com muitas pessoas, que merecem, como nós, os méritos pelo sucesso desta grande mobilização — disse Chico.
Fotos: Anderson Pires/CMAR

Comunidade da Praia do Recife faz festa para comemorar a chegada da luz elétrica





A comunidade da Praia do Recife, na região do Frade, recebeu diversos convidados na última sexta-feira, 21, para a cerimônia de inauguração da eletrificação rural na comunidade. A ocupação no local começou há cerca de 70 anos mas só agora a luz elétrica foi instalada na comunidade, beneficiando 23 famílias, através do programa Luz Para Todos, do Governo Lula.

O vereador Cordeiro, que acompanha o drama destes moradores desde a década de 90, participou da inauguração e ressaltou a importância da chegada da energia para a comunidade. Ele lembrou da luta e daqueles que, inclusive, faleceram antes de ver a eletrificação.

Nós tivemos muitas etapas nesta luta e houve quem não vivesse para ver este dia. Eu lembro, por exemplo, do saudoso Corino e de outras pessoas. A eletrificação aqui vai proteger esta comunidade, inclusive da especulação imobiliária, da qual estes moradores já foram inclusive vítimas no passado — lembrou Cordeiro.

A eletrificação foi feita após a liberação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que condicionou a chegada da energia a uma espécie de 'congelamento' dos imóveis já existentes na localidade. Sendo assim, não serão mais permitidas edificações além das 18 que já existem. A medida visa preservar a integridade do ambiente no bairro, que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios.

Além do vereador Cordeiro e da comunidade, também participaram do evento, o deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ); o superintende regional do Inea na Baía da Ilha Grande, Julio Avelar; o coordenador do programa Luz para Todos, Oliveiro; e lideranças políticas como a ex-vereadora Conceição Rabha, o ex-prefeito José Marcos Castilho (1997-2000) e o ex-deputado estadual Aurélio Marques.

Durante o evento, o coordenador do Luz Para Todos informou que, possivelmente nas próximas semanas, será iniciada a eletrificação no Sertão de Mambucaba, na região do Perequê, outra comunidade que não é atendida, ainda, pela eletrificação.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Nota: Bancada do PT na Câmara Municipal terá reunião de trabalho com o prefeito municipal de Angra dos Reis

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Angra dos Reis, integrada pelos vereadores Cordeiro, Dr. Ilson Peixoto e Lia, terá reunião de trabalho com o prefeito municipal de Angra, Tuca Jordão (PMDB), nesta sexta-feira, 21, às 11 horas, no Salão Nobre do Palácio Raul Pompéia, sede do Executivo Municipal. O deputado federal Luiz Sérgio (PT) foi convidado pela Bancada e também participará do encontro.

A reunião foi solicitada pelo próprio prefeito municipal, durante audiência pública realizada no plenário da Câmara, e tem como pauta principal, as ações de reconstrução das áreas afetadas pelas chuvas e deslizamentos ocorridos em Angra no início de janeiro deste ano. Em sua solicitação, o prefeito argumentou que precisa de 'apoio político' para viabilizar alguns investimentos prioritários nesta área, bem como em outras que teriam interface com o Governo Federal, liderado pelo Partido dos Trabalhadores.

Após deliberarem sobre a importância desta pauta para o bem estar do município, especialmente das comunidades atingidas pela intempéries, os três vereadores petistas concordaram com a participação no encontro, argumentando, porém, que o Governo Federal, por decisão pessoal do presidente Lula (PT), já está apoiando sobremaneira à cidade, com a liberação de diversos recursos e investimentos para o benefício da municipalidade.

Entre as obras custeadas pelo Governo Lula em Angra, com investimentos diretos dos cofres da União, estão, entre outros:

- R$ 80 milhões do Ministério da Integração Nacional para aplicação nas obras de reconstrução, dos quais cerca de R$ 30 milhões serão aplicados em obras de contenção de encostas e prevenção de enchentes e deslizamentos;
- Duplicação de trecho da rodovia Rio-Santos, no trecho entre Santa Cruz e Itacuruçá, já em fase de conclusão e previsão de início no limiar de 2011, da duplicação do trecho entre Itacuruçá e a divisa entre os estados do Rio e São Paulo, em Paraty. Obra inscrita no plano de investimentos do Ministério dos Transportes;
- Repasses regulares das transferências constitucionais legais, sem atrasos, que incluem diversos programas como merenda escolar, Bolsa Família, programas DST/Aids, Sistema Único de Saúde (SUS), Fundo de Valorização da Educação Básica (Fundeb), Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outros repasses;
- Dragagem do Porto de Angra dos Reis, com recursos da secretaria nacional de Portos, através da Companhia Docas do Rio de Janeiro;
- Liberação de empréstimo de R$ 22 milhões oriundos da Caixa Econômica Federal para investimento em obras de saneamento básico na região central do município;
- Convênio com a Eletrobras Eletronuclear S.A., do Ministério de Minas e Energia, como contrapartidas pela construção da usina nuclear Angra 3, que prevê a liberação imediata de R$ 31,7 milhões para equipar e concluir a obra de construção do Hospital da Japuíba.


Sendo certo que o Partido dos Trabalhadores tem, e sempre teve, compromisso com a população, e que nunca mediu esforços em prol da cidade, os vereadores do PT e o deputado federal Luiz Sérgio pretendem, no encontro com o prefeito, ouvir as eventuais reivindicações que o Governo Municipal ainda tem junto à União e, certamente, somar esforços ao envio e à tramitação de bons projetos que possam, com apoio do Governo Lula, ajudar no desenvolvimento da cidade, como o PT tem defendido.

Eletrificação na Praia do Recife será inaugurada nesta sexta-feira com festa no bairro

O vereador Cordeiro participará, nesta sexta-feira, 21, da inauguração das obras de eletrificação na praia do Recife, na região do Frade. A chegada da luz elétrica era uma reivindicação antiga da comunidade. A obra de extensão de rede foi iniciada há pouco mais de um mês. Cerca de 20 famílias serão beneficiadas pela obra, que está sendo feita com recursos do Governo Lula, através do programa 'Luz para Todos', que já beneficiou outros bairros da região com a chegada de luz elétrica.

Será um dia de festa. A eletrificação rural e de comunidades humildes em todo o interior do país é uma revolução sob a gestão do presidente Lula, que criou o Luz Para Todos exatamente para trazer luz a estas pessoas. A Praia do Recife é mais um belo exemplo da revolução que pode acontecer a partir da chegada da energia elétrica — comemorou Cordeiro.

Agora a expectativa é pelo início da eletrificação da comunidade do Sertão do Perequê, outro bairro que reivindica a chegada da energia elétrica há vários anos.

Vice governador do Rio anuncia construção de Casa de Custódia regional na divisa entre Angra dos Reis e Rio Claro



Os vereadores Cordeiro, Leandro Silva (PR), Vilma dos Santos (PRB) e José Antônio Azevedo (PCdoB) reuniram-se, na semana passada, com o vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), para tratar de segurança pública. O encontro foi no Palácio Laranjeiras, no Rio e, segundo Cordeiro, foi bastante satisfatório.

Segundo Cordeiro, Pezão foi bastante atencioso e ouviu atentamente às reivindicações e informações dos parlamentares. Os vereadores relataram ao vice-governador algumas das solicitações da área de segurança pública que vem sendo discutidas desde o início do atual Governo, entre elas a construção de uma Casa de Custódia na região, a transformação da 166ª DP em Delegacia Legal e a implantação da Delegacia da Mulher em Angra.

Estas são as mesmas reivindicações que fizemos ao secretário Beltrame e ao próprio governador do Rio, quando ele esteve em Angra. Desta vez, porém, acho que avançamos mais — disse Cordeiro.

Pezão deu boas notícias aos parlamentares, anunciando a construção da Casa de Custódia regional, na divisa dos municípios de Angra e Rio Claro, obra, que deve ser iniciada ainda este ano, e também a transformação da 166ª DP em Delegacia Legal, projetos que serão tocados simultaneamente.

Cordeiro disse que também foi debatida com Pezão, a transferência da sede do 33º Batalhão da PM do Perequê para a Grande Japuíba, mas que, sobre isso, o Estado ainda não tem informação efetiva, uma vez que o local do prédio ainda não foi definido pela Prefeitura de Angra.

Estamos avançando. É uma situação complicada porque sabemos que em matéria de segurança pública, a região metropolitana do Rio sempre receberá mais atenção, mas nos últimos anos temos tido investimentos importantes nesta área, que estão resgatando um pouco da dívida que o Estado tem com a Costa Verde — argumentou Cordeiro.

Leia mais em http://cordeirovereador.blogspot.com/2009/09/governador-do-rio-visita-angra-dos-reis.html

Cordeiro participa de debate sobre o setor naval fluminense na Assembleia Legislativa





O vereador Cordeiro participou nesta quarta-feira, 19, de uma audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) a fim de debater a indústria naval no Estado. A reunião foi presidida pelo deputado estadual Rodrigo Neves (PT) e foi aberta com o anúncio de que quatro estaleiros do Rio ganharam a licitação para a construção de 16 navios do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Petrobras Transporte S/A (Transpetro), subsidiária da estatal nacional do petróleo. O próprio presidente da Transpetro, Sérgio Machado, participou da reunião e detalhou os investimentos da estatal na reativação do setor naval fluminense.

Sempre tivemos tradição em construção naval e precisamos consolidar esta posição neste momento de setor aquecido. É importante ampliar as bases industriais do Estado, implantando novos polos navais, como em Itaguaí e Maricá, e modernizando as instalações já existentes, com investimento em tecnologia para que os estaleiros do Rio sejam, de fato, competitivos — observou o parlamentar.

Segundo Cordeiro, o debate foi importante para divulgar todo o esforço que o Governo Lula tem feito na reativação do setor naval, beneficiando não só o Estado do Rio, mas outras regiões do país como Nordeste e Sul.

Sou testemunha do compromisso de campanha do presidente Lula, assumido em Angra dos Reis, durante a campanha eleitoral de 2002, de que os estaleiros brasileiros teriam prioridade na construção de navios e plataformas. Tudo o que Lula prometeu, foi cumprido e por isso podemos comemorar a geração de milhares de empregos em todo o Brasil, inclusive em Angra dos Reis — disse Cordeiro.

Sérgio Machado informou que, além dos 16 navios já encomendados, o Rio de Janeiro lidera a disputa por mais três embarcações, que poderão ser feitas no estaleiro Mauá, em Niterói. Machado advertiu, porém, que uma empolgação excessiva com o fato de o país ter, hoje, a quarta maior carteira de encomendas de navios petroleiros do mundo pode atrapalhar o crescimento do setor, enquanto é necessário pensar no investimento em mão de obra qualificada.

Temos de ter noção do que oferecer. Vontade, apenas, só constrói barquinho de papel, então temos que pensar numa indústria forte, com demanda contínua. O Rio de Janeiro tem um papel importante, por ser beneficiado geograficamente e ter estaleiros estratégicos, mas ajudará mesmo é com a capacidade de produção de seus profissionais bem treinados — afirmou.

Diante desta afirmação, Cordeiro voltou a defender o investimento maciço em formação profissional, especialmente visando os jovens, que anualmente ingressam no mercado de trabalho e não têm muitas perspectivas de ingresso no setor naval pela falta de qualificação. Para Cordeiro, a formação destes profissionais deveria ser um compromisso não só do Poder Público, mas também das próprias empresas privadas.

Precisamos avançar neste item, sob pena de perdermo mão de obra para fora do Estado, ou mesmo perdermos obras por falta desta mesma mão de obra. Em Angra, por exemplo, não temos nenhuma iniciativa púbica com este objetivo, apesar de este problema estar diagnosticado há vários anos — exemplificou o vereador.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, também presente à audiência, o desempenho da indústria naval no Rio é muito bom. Em 2009 o setor empregava 21.634 pessoas.

Com informações da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa do Rio

terça-feira, 18 de maio de 2010

Militantes do PT de Angra dos Reis debatem as eleições gerais deste ano em plenária




O vereador Cordeiro participou no último sábado, 16, da plenária deliberativa do Partido dos Trabalhadores em Angra dos Reis, que teve como tema principal as Eleições Nacionais e Estaduais deste ano. O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Petroleiros, em Jacuecanga.

Segundo o presidente municipal do PT, Marcelo de Oliveira, o encontro discutiu, entre outros assuntos, os nomes que serão defendidos pela militância petista na campanha eleitoral deste ano. Foram aprovados os nomes do ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, como pré-candidato ao Senado, a aliança em prol da reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB) e a pré-candidatura de Dilma Roussef (PT) à Presidência da República. No encontro dos filiados, os militantes também aprovaram o indicativo de não lançamento de candidatos locais a deputado estadual e uma manifestação de apoio à pré-candidatura do ex-vice-prefeito Aurélio Marques (PR) a Assembleia Legislativa.

O PT compreende que, neste momento, lançarmos um candidato a deputado estadual não contribui com a urgente necessidade de ampliarmos a presença de Angra no Parlamento estadual. É uma reflexão que já tínhamos feito em 2008 e que agora os militantes referendaram — disse Cordeiro.

Durante o encontro dos militantes, também foi feita uma análise sobre a pré-candidatura da ministra Dilma Roussef à Presidência da República e a necessidade de defender o legado do presidente Lula que, após oito anos de mandato, está com seu nome definitivamente inscrito na História brasileira como o melhor presidente que o país já teve.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Luto no PT de Angra: morre o advogado 'Joãozinho da Ótica'


O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores cumpre o dever de informar a toda a comunidade angrense, o falecimento do advogado João Cesário de Mendonça, o conhecido 'Joãozinho da Ótica', um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Angra dos Reis. A toda a família e aos inúmeros amigos, expressamos votos de solidariedade e pesar, tendo a certeza de que, em vida, o nosso companheiro João foi sempre um exemplo de dignidade, ética e compromisso com as causas mais nobres e caras a toda a Humanidade.
Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores
Angra dos Reis - RJ

terça-feira, 11 de maio de 2010

Em encontro com Dilma Roussef, Cordeiro convida a presidenciável petista para visitar Angra dos Reis

O vereador Cordeiro aproveitou sua estada no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 11, onde participou de seminário sobre a indústria naval na sede da Federação das Indústrias, para acompanhar também, parte da visita da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, que reuniu 86 dos 92 prefeitos do Estado do Rio num encontro em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Além de Dilma, também participaram do encontro, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) e o pré-candidato do PT ao Senado, o ex-prefeito Lindberg Farias.

Foi um encontro festivo. A Dilma está muito animada e nós também. Ela mostrou-se capaz e muito disposta a fazer uma campanha em defesa do legado do presidente Lula. Teremos dois caminhos nesta campanha presidencial e apenas um deles será em defesa da gestão do presidente Lula — disse Cordeiro.

Durante a reunião, Dilma Roussef também exaltou sua experiência à frente do Ministério da Casa Civil e da coordenação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de ressaltar sua trajetória desde a secretaria municipal de Fazenda em Porto Alegre (RS), na década de 80.

Todos aqui temos um compromisso. Temos um compromisso com a transformação e com a esperança, porque nós sabemos que só tem um jeito de continuar transformando: é não deixando a transformação parar — disse Dilma.

Cordeiro aproveitou a ocasião para convidar a ex-ministra a visitar Angra dos Reis durante os próximos meses, possivelmente durante a campanha eleitoral. Ela lembrou que já esteve em Angra em outras ocasiões, especificamente para tratar de investimentos no estaleiro Brasfels, em Jacuecanga, e na construção da usina nuclear Angra 3, quando ocupava o Ministério de Minas e Energia.

Vereador Cordeiro participa de seminário sobre o desenvolvimento do Setor Naval do Rio de Janeiro e prevê expansão do setor

O vereador Cordeiro participou nesta segunda-feira, 10, do seminário Balanço do Setor Naval e Offshore no Estado do Rio de Janeiro, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Rio (Firjan), no Rio de Janeiro. O encontro reuniu empresários do setor naval, autoridades como o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o governador do Estado, Sérgio Cabral Filho (PMDB), e serviu para avaliar o crescimento da indústria naval fluminense nos últimos anos e exibir as perspectivas de crescimento do setor. Cordeiro voltou do encontro, animado com os planos da Petrobras e de outras contratantes para os próximos anos, considerando, sobretudo, a exploração dos campos de petróleo e gás da Bacia de Santos.

As perspectivas são excelentes. Depois que o presidente Lula assumiu a Presidência e cumpriu todas as promessas de reativação do setor, colocando obras nos estaleiros nacionais, não param de chegar encomendas e milhares de empregos estão sendo gerados — disse Cordeiro.

Além da Petrobras, a Marinha brasileira anunciou, durante o seminário, a intenção de construir um novo estaleiro naval no Estado, possivelmente na região da Costa Verde, para a construção de corvetas e do projeto do submarino nuclear brasileiro, em parceria com o Governo francês. O novo estaleiro e as encomendas devem gerar até 3 mil empregos diretos.

Na manhã desta terça-feira, 11, Cordeiro acompanhou mais uma assembleia dos metalúrgicos do estaleiro Brasfels, que estão em greve por reajuste salarial. A greve entrou no seu sétimo dia, já que a categoria rejeitou a contraproposta da empresa Keppel Fels, que oferece 8% de reajuste salarial, ante os 11% pedidos pela categoria.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cordeiro e Lia têm encontro com o ministro do Turismo, Luiz Barretto, em Angra dos Reis


Os vereadores Cordeiro e Lia acompanharam, na última sexta-feira, 7, a visita do ministro do Turismo, Luiz Barretto, a Angra dos Reis. Barretto esteve na cidade para anunciar a liberação de recursos e investimentos de incremento e valorização da atividade de turismo no município. Uma ação conjunta entre os governos municipal, federal e estadual assegurará cerca de R$ 16 milhões em projetos turísticos e de infraestrutura. Desse valor, R$ 12 milhões são oriundos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por meio do qual serão realizadas obras na Ilha Grande. O restante dos recursos irão para o projeto de Sinalização Turística, revitalização do Trem da Mata Atlântica e para uma campanha de divulgação que promoverá uma reposição da imagem da cidade, abalada pelas chuvas do início do ano.

Cordeiro parabenizou a parceria do Governo Federal com a cidade e lembrou do acerto da decisão tomada em 2003, pelo presidente Lula, que foi quem criou o Ministério do Turismo.

Estes investimentos que chegam agora a Angra são fruto, também do acerto da decisão do presidente Lula. Houve quem criticasse a criação do Ministério do Turismo, mas agora os resultados estão aparecendo em todo o país, com incremento desta atividade de Norte a Sul e geração de milhares de empregos e milhões de reais em divisas — analisou Cordeiro.

O líder do PT e a vereadora Lia tiveram um encontro reservado com o ministro, no qual trataram dos investimentos em infraestrutura, saneamento básico na Ilha Grande e da necessidade de apoiar Angra na recuperação das áreas atingidas pelos temporais do início do ano.

A recepção ao ministro contou também com a presença da secretária de Estado do Turismo, Márcia Lins, que ressaltou que, apesar das tragédias, a infraestrutura turística de Angra não foi abalada e o produto turístico continua pronto para ser ofertado.

Em sua mensagem aos presentes, o ministro Barretto lembrou que a orientação do presidente Lula é para apoiar os municípios com capacidade para desenvolver o turismo, independente da 'orientação partidária' dos prefeitos.

Vai ser assim até o final do ano, estamos liberando recursos para os municípios, por orientação direta do presidente Lula e não pedimos carteirinha política ou ideológica de ninguém — disse Barretto.
Fotos: assessoria da vereadora Lia

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Parlamentares visitam o Hospital de Praia Brava e conhecem planos de expansão da unidade

O vereador Cordeiro participou nesta quarta-feira, 5, de uma visita ao Hospital de Praia Brava, administrado pela Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam). O grupo parlamentar, integrado ainda pelos vereadores Leandro Silva (PR), Dr. Ilson Peixoto (PT) e Ricardo Dutra (DEM), foi recepcionado pelo superintendente da Fundação, o médico Carlos Vasconcellos, e pelos demais diretores do Hospital, Tereza Leite e Jorge Hadlich. Durante a visita, os parlamentares conheceram as instalações e serviços da unidade e os planos de expansão física e ampliação dos serviços, como parte das contrapartidas relacionadas à construção da usina nuclear Angra 3.

O Hospital de Praia Brava é fundamental no sistema público de Saúde de Angra dos Reis e ficamos muito satisfeitos com toda a estrutura de que a população usufrui aqui, tanto no atendimento como nos equipamentos. É claro que quando o assunto é Saúde, a gente sempre quer mais — defendeu Cordeiro.

O vereador petista também ressaltou a necessidade de investir na medicina preventiva, afinal, sem isso, crê Cordeiro, o sistema de atendimento acabará sobrecarregado ou precário. Para Cordeiro, a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF) e o seu funcionamento pleno, com médicos, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde, é o meio mais eficaz de melhorar a Saúde no município.

Entre os planos da Eletronuclear para a Fundação Eletronuclear de Assistência Médica estão a construção de uma nova unidade e a transformação da atual estrutura do Hospital em ambulatórios.

Vereadores deverão analisar, de novo, a polêmica Contribuição de Iluminação Pública

Em resposta ao internauta Alexandre Rocha, que questiona os valores cobrados pela Contribuição de Iluminação Pública (CIP), aprovada no ano passado pela Câmara Municipal, o vereador Cordeiro informou que também aguarda a promessa feita pelo Executivo Municipal de que vai rever as tarifas cobradas. Em breve, crê o parlamentar, baseado no relato dos vereadores da Base do Governo, a Câmara receberá nova Mensagem do Governo Municipal e apreciará, tomando cuidado para evitar que a nova legislação penalize demais os comerciantes ou qualquer outro setor da economia municipal.

Estamos incomodados com este caso e torço pela revogação da Lei. No afã de votar medidas que beneficiem a população, não percebemos o seu impacto real para os comerciantes, que estaria causando prejuízos aos comerciantes. Este projeto é do Executivo e não do Legislativo e eu, como líder da oposição, me comprometo a analisar melhor esta nova proposta antes da aprovação — informou Cordeiro.

Cordeiro acompanha assembleia dos trabalhadores metalúrgicos do estaleiro Brasfels




O vereador Cordeiro participou na manhã de hoje, da assembleia geral dos trabalhadores metalúrgicos do estaleiro Brasfels, em Jacuecanga. A categoria está em greve geral desde ontem, 5, em protesto à demora na conclusão da negociação salarial anual. Os trabalhadores pedem 11% de reajuste mas a empresas acenava, até ontem, com apenas 7%. A greve é por tempo indeterminado. Em sua mensagem aos metalúrgicos, Cordeiro defendeu o direito de a categoria manifestar-se, bem como o esforço que deve ser feito para encontrar um acordo.

A categoria deve estar unida e resistir. Todos vocês têm a minha solidariedade e o meu apoio, como sempre, em defesa dos trabalhadores e da manutenção do emprego, com dignidade — disse Cordeiro.

Até o final do movimento grevista, haverá assembleias diariamente para deliberar sobre os rumos da negociação.