terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cordeiro sugere a criação de um programa imediato de despoluição do mangue da Vila Nova, na Grande Japuíba




O vereador Cordeiro visitou, na semana passada, o mangue localizado entre os bairros da Enseada e da Vila Nova, na Grande Japuíba. Em companhia de moradores da localidade, Cordeiro constatou o estado de degradação em que se encontra o local. Diante desta situação, o vereador encaminhou uma indicação à Prefeitura de Angra, sugerindo à secretaria municipal de Meio Ambiente, a criação e um programa de ação visando a despoluição e a recuperação do manguezal.

Com o crescimento acelerado da Grande Japuíba, o manguezal foi estrangulado. Para piorar a situação, algumas residências despejam o seu esgoto direto no mangue, ameaçando todo o ecossistema do local — disse Cordeiro, em sua justificativa, lembrando que os manguezais são ambientes de reprodução de diversas espécies marinhas.

O vereador também lembrou que diversas famílias da Grande Japuíba ainda retiram parte de seu sustento direto do manguezal, com a cata de caranguejos e mariscos e que estas pessoas correm o risco de contrair doenças e problemas decorrentes da poluição no local. A Indicação de Cordeiro já foi lida na Câmara e será encaminhada à secretaria municipal de Meio Ambiente para providências urgentes, antes que os danos e a degradação do local, tornem-se irreversíveis, com prejuízo direto para toda a municipalidade.

Nenhum comentário: