quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bancada do PT na Câmara Municipal questiona metodologia de discussão do PPA e vota contra o documento final

A Bancada do PT na Câmara Municipal de Angra dos Reis votou CONTRA a aprovação do relatório da Comissão de Finanças da Câmara sobre o Plano Plurianual (PPA), encaminhado à Câmara pelo Executivo, nas duas votações realizadas esta semana na Casa. De acordo com o líder do PT no Legislativo, vereador Cordeiro, o principal ponto de discordância entre os vereadores da oposição e da base do Governo foi o rito sumário empreendido na votação do PPA e a rejeição das emendas apresentadas pelos vereadores do PT. Apenas Cordeiro, Lia e Ilson Peixoto apresentaram sugestões de mudanças, todas REJEITADAS pela Base do Governo.

- A discussão foi pouca, para dizer o mínimo. Nós temos muitas preocupações com os investimentos da Prefeitura nos próximos anos e fizemos emendas para ajudar o Governo a aplicar melhor o dinheiro público. Infelizmente, porém, a Base do Governo teve entendimento diverso. Para nós tem áreas que estão recebendo recursos aquém do que são necessários para o bem comum. Nossa Bancada fez emendas tirando recursos das verbas de custeio como aluguel de carros, publicidade e diárias, para investir na Educação Integral, na formação profissional, na agricultura e na pesca, enfim, em várias áreas. Para mim, o PPA parece uma grande colcha de retalhos e, pior, estes retalhos nem estão combinando - disse Cordeiro.

Na sessão da terça-feira, 20, após insistentes pedidos de Cordeiro e do vereador Ilson Peixoto (a vereadora Lia estava ausente), as emendas de ambos chegaram a ser colocadas em discussão e votação, sendo REJEITADAS pelos vereadores da Base do Governo.

- A Bancada do PT está seguindo a mesma linha desde o início: se for bom para a cidade somos a favor, se não votamos contra. Da forma como esta discussão foi conduzida na Casa não concordamos. Está na mão contrária da transparência e do amplo debate que devem nortear as discussões que envolvem o dinheiro público - resumiu Cordeiro.

O PPA contém as diretrizes do Governo Municipal para os anos de 2010 a 2013. Nos próximos quatro anos, o Executivo Municipal disporá de mais de R$ 2 bilhões para obras, investimentos, ampliação e custeio dos serviços públicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vereador: continuas apostando no orçamento participativo? Nos poupe.