terça-feira, 24 de abril de 2012

VEREADOR CORDEIRO VISITA O CANTEIRO DE OBRAS DA USINA ANGRA 3

Preocupado com as queixas dos trabalhadores e com o próprio andamento das obras de construção da usina nuclear Angra 3, em Itaorna, o vereador Cordeiro, que é o Presidente da Comissão Especial para acompanhar a construção esteve visitando o canteiro de obras na manhã desta terça-feira dia 24 de abril.

- O objetivo da visita era checar o andamento da obra, as denúncias dos trabalhadores e os problemas causados pela falta de mão obra, apurar as denuncias sobre os atestados médicos emitidos e quanto à refeição oferecida aos trabalhadores.

O vereador Cordeiro esteve liderando uma comitiva que contou com a presença do vereador Ilson Peixoto, assessores e membros da Comissão que estiveram percorrendo todo o canteiro de obras, através da supervisão do engenheiro Costa Mattos, que mostrou e explicou como funciona toda a estrutura operacional da construção de Angra 3.

Cordeiro aproveitou também para conversar com os trabalhadores sobre a real condição de trabalho no canteiro de obras que destacaram como bom às condições oferecidas pela empresa Andrade Gutiérrez, responsável pela construção da usina. Essa condição pode ser vista também num painel de satisfação anexada ao refeitório do canteiro de obras.

Para o vereador Cordeiro, que sempre defendeu a construção usina, a obra de Angra 3 encerra um ciclo importante para o desenvolvimento da energia nuclear no Brasil, permitindo a abertura de um novo tempo no desenvolvimento deste setor no país. Cordeiro lembrou que o Plano de Expansão do setor elétrico brasileiro prevê a construção de novas usinas nucleares no Nordeste e no Sudeste e que a experiência adquirida com as usinas de Angra será fundamental nesta expansão.


 Sempre defendi a construção de Angra 3. É uma obra importante sobre todos os aspectos, desde a geração de empregos imediatos na construção civil, até na conquista de um novo patamar de tecnologia e soberania para o nosso país. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer ao Engenheiro Costa Mattos que sempre nos recebeu de braços abertos e está sempre disposto a nos atender, e lembrando que o ocorrido foi um ato isolado. Pudemos apurar algumas necessidades quanto aos bebedouros e banheiros no canteiro, mas tudo isso será analisado e um relatório já está sendo feito.

"Gostaria também de deixar bem claro que esta visita foi estendida a todos os doze vereadores que compõe a Câmara Municipal de Angra dos Reis, mas infelizmente apenas o vereador Cordeiro, o vereador Ilson Peixoto e o Dr Ivan (representando o vereador Drº José Antônio), estiveram participando da visita."

Angra 3

A Usina Angra 3 será semelhante a Angra 2
Imagem das 3 Usinas, apos conclusão das obras
Mesmo se considerarmos que a polêmica participação da energia nuclear no conjunto da matriz energética brasileira, corresponda a apenas 4 ou 5% no total (Angra 1, com 657 MW; Angra 2, produzindo 1.350 MW e, Angra 3, quando concluída, 1.405 MW), a importância da obra tem uma evidente conotação estratégica.

Angra 3 será a terceira usina da central nuclear de Angra dos Reis e terá potência de 1.405 megawatts. As obras foram iniciadas em 2010 e a previsão é de que a unidade entre em operação em dezembro de 2015.

Ela será capaz de gerar mais de 10 milhões de megawatts-hora anuais, energia suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante um ano inteiro. Com Angra 3, a energia nuclear passará a gerar o equivalente a 50% da eletricidade consumida no estado do Rio de Janeiro.





Nenhum comentário: