quarta-feira, 18 de abril de 2012

CORDEIRO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA EM BRASILIA SOBRE O TEBIG

AUTORIDADES MUNICIPAIS E POPULAÇÃO ANGRENSE MOBILIZAM-SE EM DEFESA DA AMPLIAÇÃO DO TERMINAL TEBIG



O vereador Cordeiro, e demais vereadores juntamente com o prefeito e outras autoridades, viajaram nesta quarta-feira, dia 18, para Brasília, para participar da audiência pública que vai discutir a ampliação do Terminal Petrolífero da Baía da Ilha Grande (Tebig). A audiência, será realizada pela Comissão de Minas e Energia amanhã, dia 19, às 10h, no plenário 14 da Câmara. O objetivo é levar à Casa a reivindicação do município para que o Tebig seja ampliado, além de pedir esclarecimentos sobre informações que apontam para a construção de um novo terminal em outro município, o que, para Angra, representaria um possível esvaziamento das atividades do Tebig e uma queda na arrecadação e na geração de emprego e renda.



O Tebig, que funciona na Ponta Leste, representa uma expressiva fonte de recursos para Angra, através do repasse de ICMS, e a ampliação visa o aumento de sua capacidade produtiva para adequá-lo à elevação da quantidade de petróleo que é exportado pelo país e à demanda da exploração do pré-sal. Graças à movimentação de petróleo do terminal, Angra é o município que mais exporta no Brasil. 



As autoridades angrenses ressaltam que o projeto de ampliação do Tebig é muito mais viável, do ponto de vista ambiental e econômico, do que a construção de um novo terminal, que ficaria em Maricá ou Itaguaí. O custo da ampliação está previsto em U$$ 2 bilhões, enquanto um novo terminal ficaria em U$$ 5,4 bilhões. No que diz respeito aos aspectos ambientais, as autoridades afirmam que Angra, por já abrigar o Tebig, não sofreria impactos com sua ampliação.


Nenhum comentário: