segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cordeiro pede informações sobre a aplicação de flúor na água de Angra

O vereador Cordeiro encaminhou ao Executivo Municipal, um pedido de informações sobre a aplicação de flúor na água distribuída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) à população angrense. Cordeiro quer saber se a autarquia está cumprindo a Lei Federal 6050/74, que prevê a fluoretação dos sistemas públicos de abastecimento de água, um dos pilares dos programas de prevenção às cáries.

A aplicação de flúor é o meio mais eficiente de se reduzir a cárie e aplicação na água potável, o mais confiável método de fazer chegar este método à maior parte da população — justificou Cordeiro.

No pedido de informações já aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares, Cordeiro solicita ainda a identificação das estações e captações de água onde está sendo aplicado o flúor, o número de pessoas atendidas pelo serviço e, finalmente, o valor gasto anualmente com a fluoretação.

A fluoretação da água é uma das maiores contribuições do Poder Público para melhorar a saúde oral da população, pois este benefício atinge não apenas as crianças como os adultos. Espero que o Saae responda positivamente aos nossos questionamentos — disse Cordeiro.

Deputada do Partido Verde alemão visita as usinas nucleares de Angra




A convite da Eletronuclear, o vereador Cordeiro acompanhou, na semana passada, parte da visita da deputada Ute Koczy, do Partido Verde da Alemanha, à Central Nuclear de Itaorna, em Angra dos Reis. Koczy integra a bancada do Parlamento alemão que é contrária ao prosseguimento do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha, que permitiu a construção das usinas nucleares brasileiras.

Na visita a Angra, a parlamentar teve encontro com ambientalistas da Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê) e conheceu as usinas de Angra. Ela também faria uma visita a Brasília e à região Nordeste, onde o governo brasileiro pretende construir novas usinas nucleares e visitará as minas de urânio de Caetité (BA). O Brasil possui uma das maiores reservas de urânio do mundo.

Para o vereador Cordeiro, apesar da opinião contrária às usinas, a visita de Ute Koczy foi importante para que ela conferisse de perto não só a segurança das instalações nucleares da cidade como a aceitação da maioria da população angrense ao empreendimento, inclusive a futura usina Angra 3.

Meu recado aqui foi no sentido de que o Brasil pode orgulhar-se de seus investimentos na área nuclear. Além da segurança, fato atestado pela inexistência de acidentes graves, temos usinas com excelentes resultados — disse Cordeiro.

A visita de Ute Koczy à Central de Itaorna teve o acompanhamento do diretor da ONG ambientalista Fundação Henrique Boll no Brasil, Dawid Bartelt, de funcionários da Eletronuclear, do ex-presidente da estatal, Ronaldo Fabrício, e do assessor da presidência da empresa, Leonam Guimarães, a quem coube prestar informações e dar esclarecimentos à parlamentar, que é a porta-voz do PV alemão para assuntos relacionados à política de desenvolvimento do país europeu.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Missa reúne familiares e amigos para celebrar os 97 anos de dona Joana Azevedo





O vereador Cordeiro participou no último final de semana, da Missa em Ação de Graças pelos 97 anos de vida de dona Joana Azevedo dos Santos, realizada na Igreja de São José, e celebrada pelo pedro Filipe, da Paróquia do Frade. Dezenas de filhos, netos, bisnetos e tataranetos acompanharam a celebração e deram depoimentos sobre a trajetória desta lutadora, uma das moradoras mais antigas do bairro e fundadora do Partido dos Trabalhadores em Angra dos Reis.

O vereador Cordeiro também exaltou a luta, a determinação e a dedicação de dona Joana às causas sociais da região, bem como à sua extensa família.

É um privilégio poder conviver este tempo com dona Joana. Uma mulher lutadora, sempre disposta a ajudar e que ainda hoje faz uma diferença enorme em sua família, aconselhando, orientando e conduzindo desde os filhos até os tataranetos. Que Deus permita ainda muitos anos com saúde para dona Joana e todos os seus familiares — disse Cordeiro.

Além de Cordeiro e de familiares, também participaram da celebração, a vereadora Lia e dezenas de moradores da comunidade do Bracuí, incluindo o presidente de honra do PT/Angra, Manoel Morais.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Moradores da Beira Rio, no Bracuí, não aguentam mais o esgoto e os alagamentos




Moradores da rua Beira Rio, no Bracuí, estão quase desesperados com a situação de calamidade que enfrentam na localidade. Em visita ao bairro, o vereador Cordeiro constatou o drama da comunidade, que sofre a cada novo temporal com o alagamento das residências, inundadas por esgoto e água das chuvas. Sem manutenção, o canal onde é lançado o esgoto in natura está quase sempre entupido.

É uma situação muito vergonhosa para um município que tem mais de meio bilhão de reais de orçamento. O que acontece aqui na Beira Rio vai contra tudo o que a Prefeitura diz e alega estar fazendo. É uma vergonha — lamentou Cordeiro.

Além de registrar na tribuna da Câmara, o sofrimento da comunidade, Cordeiro encaminhará indicação à Prefeitura, com sugestão à Regional do Frade de pedidos de providências urgentes para amenizar o sofrimento dos cidadãos.




Outra situação que chamou a atenção de Cordeiro, desta vez no Frade, é o lixão com sobras de construção que está sendo formado numa área ao lado do Posto de Saúde do bairro. Cordeiro já advertiu a Prefeitura no ano passado sobre o problema.

A Prefeitura precisa é fiscalizar. O despejo de material nesta área acontece no dia claro. Basta o Governo autuar. Está nascendo um lixão no bairro e o Poder Público não pode permitir isso, ainda mais ao lado de um Posto de Saúde — disse Cordeiro.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Moradores do Frade reclamam da má conservação dos telefones públicos


Moradores do Frade procuraram o Gabinete do vereador Cordeiro para queixarem-se sobre a manutenção precária e o mau funcionamento dos telefones públicos na comunidade. Como constatou o próprio parlamentar em visita ao bairro, são vários os aparelhos danificados. Na rua Francisco de Souza muitos estão destruídos.

O pior de tudo é que os aparelhos são danificados por gente da própria comunidade, vândalos e pessoas que não tem carinho pelo bairro. A depredação destes aparelhos deve ser combatida por todos pois a falta de um telefone público num momento de emergência pode custar uma vida — disse Cordeiro.

O vereador encaminhará a solicitação de reparo nos telefones públicos da rua Francisco de Souza à operadora de telefonia Oi, através de indicação aprovada pela Câmara Municipal angrense.

Agora é Dilma! Mais uma pesquisa confirma liderança da candidata do PT

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef, cresceu mais pontos nas pesquisas eleitorais e começa a abrir dianteira de seu adversário mais próximo, o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Pesquisa do Instituto Sensus feita a pedido da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgada hoje mostra Dilma Rousseff na frente das intenções de voto, com 46%, contra 28,1% de Serra. Em terceiro lugar está a senadora Marina Silva (PV) com 8,1%. Votos em branco, nulos e indecisos somam 16,8%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Na última pesquisa, a ex-ministra da Casa Civil já liderava, com 41,6%, Serra aparecia com 31,6% e Marina registrava 8,5%. Votos em branco, nulo e indecisos representavam 14,3%.

A eleição só acontece no dia 3 de outubro, mas nunca vimos uma pessoa com 40% ou mais de intenção de votos não ir para o segundo turno — disse o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, no sentido de indicar que dificilmente haja uma reviravolta do cenário eleitoral estudado pelo Instituto.

A 103ª edição da pesquisa fez uma simulação de segundo turno entre a candidata petista e o tucano. Nela, Dilma aparece com 52,9%, contra 34% do ex-governador de São Paulo. Dentro desse cenário, brancos, nulos e indecisos chegam a 13,%.

O levantamento atual já levou em consideração questões a respeito das propagandas políticas veiculadas no rádio e na televisão desde o último dia 17 de agosto. Um total de 42,9% dos entrevistados afirmaram acompanhar o horário eleitoral gratuito. Destes, 56% disseram que Dilma foi a candidata que apresentou a melhor propaganda eleitoral. Já para 34% dos entrevistados, a performance do tucano foi melhor e 7,5% avaliaram que a candidata do partido verde teve a melhor exposição na propaganda eleitoral.

Na avaliação do diretor do Instituto Sensus, o programa eleitoral da candidata do governo teve boa aceitação com uma imagem de leveza, com um programa que emocionou e mostrou resultados. De acordo com Guedes, o candidato tucano, principal adversário de Dilma, foi prejudicado pelo "episódio da escolha do vice", pela "questão da judicialização da campanha" e pela "demonstração de ser contrário à política do presidente Lula".

Das cinco regiões do país, Dilma aparece em primeiro lugar em quatro delas, com exceção do Sul, onde José Serra venceria as eleições com 47,8% dos votos. A petista aparece em segundo lugar com 35,7%, seguida por Marina Silva, com 6,9%. Brancos, nulos e indecisos representam 9,3% dos votos.

Na região Nordeste, a ex-ministra da Casa Civil tem seu melhor resultado, com 62,1%. Serra aparece com 19,8% e Marina Silva, com 6,4%. Brancos, nulos e indecisos somam 11,1%.
As regiões Norte e Centro Oeste são analisadas juntas e apontam Dilma com 45%, Serra com 25,5% e Marina com 7,6%. Brancos, nulos e indecisos chegam a 20,5%.
Na região Sudeste, a diferença entre Dilma e Serra é menor. A petista lidera com 39,2%, o tucano com 27,6% e a candidata verde aparece com 9,7% dos votos. Brancos, nulos e indecisos representam 21,8% dos votos.

Entre os entrevistados, 49,4% dos homens votariam em Dilma, 28,7% optariam por Serra e 7,6% escolheriam Marina Silva. Dentro desse cenário, brancos, nulos e indecisos chegam a 13%.
a avaliação das mulheres indicou que 42,9% votariam em Dilma, 27,4% em Serra, 8,4% em Marina.e 20,3% ainda estão indecisas ou votariam em branco ou nulo.

Para a 103ª Pesquisa CNT/Sensus, foram entrevistadas 2.000 pessoas, em 136 municípios de 24 Estados, entre os dias 20 e 22 de agosto de 2010. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 24.903/2010.

Com informações do site do UOL

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Construtora divulga balanço parcial das contratações para a obra de Angra 3



A construtora Andrade Gutierrez (AG) divulgou hoje um balanço parcial sobre a contratação de pessoal para a obra de construção da usina nuclear Angra 3, em Itaorna, Angra dos Reis.

A obra está em sua fase inicial e já emprega cerca de 2 mil funcionários diretos, contratados nos seguintes municípios:

Angra dos Reis ....... 1.370 pessoas
Paraty ............... 96
Rio Claro ............ 28
Outras cidades ....... 310
Total ................ 1.810 pessoas

Deste total, 80 funcionários estão contratados em empreiteiras que prestam serviços à AG. Para o vereador Cordeiro, toda a população deve acompanhar as contratações da obra para que a mão de obra da região não seja preterida neste empreendimento, prioridade do Governo Lula no Estado do Rio.

Nós lutamos muito pela construção da usina Angra 3. Ela é importante não só pela geração de energia para o Rio, como também pelos empregos, onde a mão de obra da cidade deve ser preferida — disse Cordeiro.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Profissionais de Educação debatem o resultado do Ideb em Angra dos Reis

O vereador Cordeiro participou, na última quarta-feira, 19, de uma reunião com professores da rede pública municipal, promovida pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), em parceria com o Sindicato dos Professores da Costa Verde (Sinpro). Durante o encontro, os profissionais debateram, entre outros temas, o sistema de avaliação e aprovação na rede municipal de ensino, assédio moral e outras demandas específicas da categoria. Cordeiro é membro da Comissão de Educação da Câmara e tem acompanhado todos os debates relacionados à Educação no município.

A Educação é a base de tudo e temos que cuidar muito bem desta área. A maior responsabilidade é do Poder Público que deve, além de cuidar das escolas e prover acesso ao estudo, remunerar bem e valorizar os professores — disse Cordeiro.

Os dirigentes do Sepe presentes ao encontro relataram que estão fazendo gestões junto à secretaria municipal de Educação de Angra a fim de acompanhar a preparação do primeiro Seminário Municipal de Estudo do Sistema de Avaliação na rede. O objetivo do Sindicato é participar da elaboração deste evento, considerado vital para melhorar os resultados de Angra no Índice de Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação. Alguns professores presentes ao evento rejeitaram a sugestão de aplicar na cidade, a aprovação automática. O vereador Cordeiro também criticou a ideia.

A aprovação automática tem sido o recurso de muitas cidades para melhorar sua pontuação no Ideb. O sistema, porém, é um falso remédio já que há casos em que os alunos são 'aprovados' mas na prática não aprendem nada — explicou Cordeiro.

Cordeiro comprometeu-se com os profissionais, a debater os casos levantados, diretamente com a secretária municipal de Educação, Luciane Rabha, na próxima reunião da Comissão, em 14 de setembro, quando Luciane falará aos parlamentares sobre o resultado do Ideb em Angra, a convite do presidente da Comissão, o vereador Jorge Mascote (PMDB).

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vereador Cordeiro defende investimentos públicos em benefício do Sertãozinho do Frade

O vereador Cordeiro tem dedicado boa parte de sua atuação como parlamentar à defesa das comunidades do município. Através de indicações, sugestões de obras e da cobrança em plenário, Cordeiro tem chamado a atenção da Prefeitura de Angra para a necessidade de investimentos nos bairros mais populosos da cidade.

O Sertãozinho do Frade, comunidade onde Cordeiro reside e atua há mais de 20 anos, é uma das comunidades que tem sido alvo das reivindiçações do vereador. A seguir algumas das ações sugeridas pelo vereador Cordeiro para o bairro:

SAÚDE
— Implantação do Programa Estratégia de Saúde da Família no Bairro Sertãozinho do Frade.
— Instalação de Farmácia Popular no Frade.

EDUCAÇÃO
— Construção de unidade escolar municipal no Sertãozinho do Frade.
— Criação de uma rota de ônibus escolar entre o sertãozinho do Frade e a Escola Municipal José Ribeiro Reseck, atendendo também a creche municipal do Frade.
— Ampliação da creche do Frade.

LAZER / ESPORTES
— Construção de uma praça com brinquedos no Sertãozinho do Frade.
— Instalação de alambrado ao redor do campo de futebol do Sertãozinho do Frade.
— Construção de vestiários do campo de futebol do Sertãozinho do Frade.
— Instalação de placas informando a balneabilidade das praias localizadas no 2º distrito.

DESENVOLVIMENTO
— Estudo visando à promoção de turismo agro-rural no bairro Sertãozinho do Frade.

MANUTENÇÃO
— Substituição de poste de madeira por poste de concreto, localizado na Av. Sertãozinho do Frade, em frente ao Sítio do Nezinho
— Limpeza e desobstrução da rede de drenagem da Av. Sertãozinho do Frade
— Manutenção da pavimentação Av. Sertãozinho do Frade

REQUERIMENTOS E SUGESTÕES
— Desapropriação das áreas onde hoje estão situados o campo de futebol e a sede de Associação de Moradores do Sertãozinho do Frade.
— Informações sobre o prédio onde funcionava o posto da Defesa Civil (DIDEC) e Projeto Teclar no Frade.
— Denominação de “ESF Ângelo Paulo Gomes” o posto da estratégia de saúde da família, à ser instalado no Sertãozinho do Frade

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cordeiro, Lindberg e Luiz Sérgio fazem campanha no Centro de Angra dos Reis

O vereador Cordeiro acompanhou, na noite da última sexta-feira, 13, a passagem do candidato do PT do Rio ao Senado, Lindberg Farias, por Angra dos Reis. Ao lado dele e do presidente estadual do Partido, deputado federal Luiz Sérgio, Cordeiro caminhou pela rua do Comércio e participou de um minicomício na praça do Porto, onde Lindberg destacou a necessidade de elegermos Dilma Roussef, preferencialmente no primeiro turno. Ele também destacou a importância de devolver a Prefeitura de Angra ao PT.

Temos um desafio em Angra: precisamos devolver esta prefeitura para as mãos do PT e eleger uma bancada forte no Congresso Nacional. O Luiz Sérgio será nosso deputado federal, serei o senador do Rio e a Dilma Rousseff presidente da república. O PT precisa ganhar mais espaço no Rio de Janeiro, e um militante consciente vale muito. Tem os orgulho do desenvolvimento econômico que Lula proporcionou ao Brasil, e esse sentimento nos dá ainda mais força. Rumo à vitória — exclamou Lindberg.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Darby Igayara, também percorreu o município ao lado de Luiz Sérgio. Para o presidente da CUT, Luiz Sérgio representa a força dos trabalhadores no interior do Rio de Janeiro. Darby também aposta na qualidade do trabalho de Lindberg.

Lindberg certamente será um ótimo senador. Teremos no Rio o Governo do Estado, o Governo Federal e o Senado aliados e bem qualificados — destacou o sindicalista.

Com informações do site www.lindbergnarede.com.br

Associação de Vereadores faz reunião com Pezão na cidade de Vassouras




O vereador Cordeiro participou na última sexta-feira, 13, de mais uma reunião da Avecmerj, a Associação dos Vereadores das Câmaras Municipais do Rio de Janeiro. O encontro foi na cidade de Vassouras e reuniu parlamentares de sete municípios da Região do Médio Paraíba, além da presença do vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Segundo Cordeiro, representante da Avecmerj na Costa Verde, a Associação está percorrendo os municípios do Estado para explicar aos parlamentares, os objetivos da entidade, levando as Câmaras a filiarem-se e engrossarem a representatividade da Associação.

Vamos andar por todo o Estado, levando a mesma proposta. Não estamos cobrando nenhuma taxa das Câmaras e a adesão é importante para o fortalecimento da entidade — disse Cordeiro.

Além de unir os parlamentares municipais do Estado, a Avecmerj quer levar às Câmaras, cursos de formação, orientações úteis e orientações nas áreas de orçamento e gestão, especialmente para pequenos municípios. O Rio tem 92 Câmaras Municipais e em muitas delas, os vereadores não têm sequer assessoria técnica para debater questões relevantes para o futuro das cidades.

O que a Associação quer ser é um instrumento legítimo de representatividade, promovendo o intercâmbio parlamentar e a solução de problemas comuns — explicou Cordeiro.

Todos os vereadores presentes, inclusive a presidente da entidade, Maria de Fátima (de Quissamã), a presença do vice-governador na reunião de Vassouras e em outras que deverão ser realizadas em breve, inclusive na Costa Verde, dá respaldo e relevância para o movimento.

Temos o Pezão agora como uma espécie de 'garoto propaganda' da Avecmerj e sua participação é muito importante para estreitar os laços do Governo do Estado com as Câmaras Municipais — finalizou Cordeiro.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Atenção militância! Nosso senador Lindberg Farias em Angra nesta sexta-feira

Angra dos Reis recebe nesta sexta-feira, 13, a visita do candidato do PT do Rio ao Senado, o ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias. Acompanhado de parlamentares estaduais do partido e do presidente estadual da legenda, o deputado federal Luiz Sérgio, ele participará da Caminhada Rumo à Vitória, cuja concentração está marcada para às 17h na Praça do Carmo, no Centro da cidade.

O evento é aberto ao público e reunirá, além dos militantes petistas, aliados e simpatizantes das candidaturas de Dilma Roussef (PT/PMDB) à Presidência da República e Sérgio Cabral (PMDB) ao Governo do Estado do Rio. Participe!

Autoridades angrenses conhecem instalações da Petrobras/Transpetro no Rio Grande do Sul


O vereador Cordeiro integrou uma comitiva de autoridades angrenses que visitou, no início desta semana, diversas unidades da Petrobras/Transpetro no Rio Grande do Sul. A visita foi um convite da estatal a fim de que os mesmos conhecessem, além das instalações e dos planos de contingência e segurança, as medidas socioambientais aplicadas no entorno destes equipamentos, considerados vitais para a exploração e o desenvolvimento da indústria do petróleo no país.

Cordeiro e a comitiva — da qual fizeram parte, entre outros, o vereador José Maria Justino (PR), o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas e o superintendente regional do Instituto Estadual do Ambiente, Julio Avelar — visitaram a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), na cidade de Canoas; a Termelétrica Sepé Tiaraju, na mesma cidade; e Terminal Almirante Soares Dutra (Tedut), na divisa com a cidade de Rio Grande. Em cada uma das paradas, técnicos da Petrobras explicaram detalhadamente o funcionamento das unidades e os vários dados técnicos relacionados.

A Refinaria Alberto Pasqualini (foto) foi criada em 1968 e é uma das subsidiárias da Petrobras no Sul do país. Desde 2001, possui cerca de 30% de capital da empresa espanhola Repsol. Nos últimos anos, a Refap tem recebido diversos investimentos com vistas a ampliar sua capacidade de produção de derivados de petróleo. Esta capacidade foi ampliada de 20 mil para 30 mil m3 de petróleo/dia, com capacidade inclusive para atender a países do Mercosul e do Caribe. Estes investimentos, segundo Cordeiro, asseguram a autossuficiência do Brasil em petróleo, conquistada em 2006.

O que aconteceu no Rio Grande do Sul, está acontecendo em todo o Brasil sob a presidência do presidente Lula. Como o Brasil está ampliando a sua capacidade de produção e extração de petróleo, mais refinarias, mais plataformas e mais unidades de apoio estão sendo ampliadas, construídas e integradas ao sistema nacional de distribuição — disse Cordeiro, prevendo os mesmos investimentos para o Terminal de Petróleo da Ponta Leste, em Angra dos Reis.

Há algumas semanas, os vereadores de Angra estiveram no terminal angrense e conheceram alguns destes planos de expansão, que envolvem investimentos de quase R$ 800 milhões.

Outra parada da visita foi na Termelétrica Sepé Tiaraju, que é adjacente à Refinaria. A usina tem capacidade instalada de 160 MW (capaz de abastecer uma cidade de até 600 mil habitantes) e começou a funcionar em 2002. Com os investimentos empreendidos pelo Governo Federal nos últimos anos, desde 2007, a usina foi adaptada para operar com gás natural e óleo para turbinas elétricas. Com novos investimentos já em curso, ela terá sua capacidade ampliada para 250 MW.

Os visitantes ainda conheceram o Terminal Soares Dutra (foto), cuja função é receber o petróleo. O desembarque do mineral é feito através de monobóias (foto abaixo) e sua capacidade diária beira os 28 milhões de litros por dia. Todo o material segue para a Refap para o refino e transformação em derivados como gasolina, diesel e insumos para a indústria.

Impressionaram à comitiva, além do volume processado nestas unidades, a receita gerada com royalties e o incremento substancial à receita orçamentária do município de Osório (RS), derivada do ICMS. Fenômeno semelhante acontece em Angra, cidade que é a maior exportadora de petróleo do país na atualidade. Os parlamentares também comentaram as parcerias socioambientais estabelecidas com os municípios no entorno das unidades, mitigando os impactos ambientais e valorizando a inserção social de comunidades em situação de risco, o fomento à cultura e o esporte e a proteção ao ecossistema da região.

A Petrobras/Transpetro preocupa-se muito com o meio ambiente e o Brasil pode ficar tranquilo quanto a isso. Além do baixo número de incidentes, a despeito do volume processado, cada novo episódio desta natureza gera novas normas de segurança, mais rigor na fiscalização e aprimoramento dos procedimentos de segurança — disse Cordeiro, acrescentando que após o acidente com a plataforma de petróleo da British Petroleum (BP) nos Estados Unidos, novas medidas de segurança para a exploração de petróleo em grandes profundidades estão sendo desenvolvidas pela estatal para evitar acidentes desta natureza na costa brasileira.

Veja outras postagens do blog do Cordeiro a respeito da Petrobras/Transpetro:
http://cordeirovereador.blogspot.com/2010/02/cordeiro-conhece-os-planos-de.html
http://cordeirovereador.blogspot.com/2010/06/vereadores-conhecem-os-planos-de.html

Chapa 1 - Unidos pelos Trabalhadores vence eleição no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada

Numa eleição bastante disputada e com resultado apertado (cerca de 5% dos votos), a Chapa 1 - Unidos pelos Trabalhadores, liderada pelo encarregado de pintura Marcelo Vidal de Oliveira (foto), venceu a disputa pela direção do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de Angra dos Reis e Paraty (Sticpar). A eleição foi realizada na terça-feira, 10, e movimentou a categoria. Cerca de 85% dos sindicalizados aptos a votar compareceram às urnas instaladas na sede do Sindicato, no canteiro de obras de Itaorna e nas duas urnas itinerantes que percorreram a base territorial do Sindicato.

Para o presidente eleito, o comparecimento e o envolvimento da categoria na disputa revelam o interesse dos trabalhadores no fortalecimento do Sindicato.

Foi uma eleição bastante disputada, que envolveu os trabalhadores. Ficamos satisfeitos com a vitória, claro, mas sobretudo porque o Sindicato sai mais fortalecido, com a presença de tantos filiados no processo eleitoral. Agora vamos trabalhar unidos para enfrentarmos juntos, os desafios que vão surgir — disse Marcelo.

A diretoria eleita terá mandato até 2013 e tomará posse no início de setembro. Entre as prioridades da nova gestão estão a ampliação das conquistas salariais e sociais nos acordos coletivos dos próximos anos, a manutenção da festa anual dos trabalhadores (em outubro), ampliação dos serviços médico e de convênios prestados aos sindicalizados e a compra de um imóvel, na região do Perequê, para a construção da futura sede social do Sindicato. A nova diretoria também promete aumentar a fiscalização sobre a obra de construção da usina nuclear Angra 3 e de outras construções realizadas na região, coibindo o descumprimento das leis trabalhistas e a violação da Convenção Coletiva anual.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Cordeiro pede fiscalização sobre a Lei que combate o uso de sacolas plásticas não biodegradáveis

O vereador Cordeiro encaminhou requerimento ao Executivo Municipal de Angra dos Reis a fim de que o mesmo discipline a fiscalização sobre a Lei Estadual nº 5502/2009, que trata da substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais do Estado, com vistas à reciclagem e a proteção ao meio ambiente. A Lei, segundo Cordeiro, para ter efeitos práticos e realmente cumprir o seu objetivo.

A fiscalização é fundamental para que qualquer lei no Brasil pegue. Em Angra dos Reis não é diferente e esta vigilância tem que ser feita não só pelo Poder Público, mas pela população — disse Cordeiro.

As sacolas plásticas são consideradas vilãs da poluição ambiental no país. Elas foram introduzidas no país a partir dos anos 80 e rapidamente foram disseminadas. Anualmente são distribuídas cerca de 12 bilhões de sacolas no país. Estima-se que cada brasileiro consuma cerca de 800 delas por ano.

A Lei Estadual sancionada pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) estabele sanções para os estabelecimentos que não substituírem, progressivamente, as sacolas plásticas por outras, biodegradáveis. Os estabelecimentos também podem conceder incentivos para os consumidores que levarem suas próprias sacolas para as compras. Pelos cálculos do Ministério do Meio Ambiente, desde que o Governo Federal lançou a campanha 'O Saco é um Saco', cerca de 600 milhões de sacolas teriam deixado de circular no país.

A Lei precisa de tempo para pegar. O importante é que a fiscalização, seja, primeiramente educativa, dando orientações tanto aos consumidores quanto aos donos dos estabelecimentos. O meio ambiente agradece — finalizou Cordeiro.

O Requerimento de Cordeiro já foi aprovado pelos demais vereadores e já seguiu para as considerações do prefeito municipal.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Domingo é Dia dos Pais: nossa homenagem a todos os papais do mundo!


Pai
Não há expressão exata,
Para definir o que se deve dizer aos pais...
Podemos chamá-los perfeitamente de amigos,
afinal cuidam de seus filhos por toda a vida,
Sem nunca reclamar.
Pais são aqueles que
Rezam pelo simples fato de estar tudo bem.
Que se preocupam,
e velam pelo sono de seus filhos.
É maravilhoso ter alguém assim por perto.
Graças a Deus pela existência dos pais.
Que Deus os abençoe!
São os votos do vereador Cordeiro e de toda sua assessoria.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Câmara Municipal aprova projeto proibindo a venda de bebida alcoólica nas escolas


(Campanha contra o alcoolismo da Prefeitura de Campina Grande/PB)

A Câmara Municipal de Angra aprovou nesta quinta-feira, 5, por unanimidade, o projeto de Lei de autoria do vereador Cordeiro que pretende proibir a venda de bebidas alcóolicas no ambiente das escolas do município (públicas e particulares) durante eventos realizados pelas unidades de ensino. Para Cordeiro, a aprovação cria mais uma segurança, evitando o incentivo à bebida alcóolica num ambiente que deve estar associado apenas à educação.

No discurso de justificativa do projeto, feito em plenário, o vereador apresentou algumas informações que reforçam a necessidade de enfrentar a questão do alcoolismo desde a infância.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, 11,9% das internações realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, na faixa etária de 15 a 29 anos é provocada por doenças no aparelho digestivo. Entre homens com 30 a 59 anos, as doenças digestivas representam a primeira causa de internação, e entre as principais doenças nessa classificação está a cirrose, causada por hepatite ou uso abusivo de álcool.

A escola é ambiente de educação e aprendizado. Tudo o que a escola e seu corpo dirigente estimulam acaba sendo absorvido pelos alunos. Por isso as escolas devem evitar este tipo de incentivo em suas festas — disse Cordeiro.

Segundo Cordeiro, em 2006, os números do SUS mostram que foram feitos 25.411 atendimentos para pacientes com cirrose, que custaram aos cofres públicos mais de R$ 13 milhões. Essa soma pula para mais de R$ 22 milhões quando são considerados procedimentos médicos e tratamento de doenças relacionadas ao alcoolismo.

Após a aprovação no plenário, o projeto segue para a sanção do prefeito municipal que, pela Lei Orgânica da cidade, tem 15 dias para sancionar ou devolvê-lo ao Legislativo.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Vereador Cordeiro critica Ampla e Prefeitura pela manutenção de postes 'no meio da rua'





O vereador Cordeiro aproveitou a sessão ordinária desta terça-feira, 3, para criticar a manutenção de postes das redes elétrica e de telefonia em localidades onde a Prefeitura de Angra acaba de executar obras de pavimentação. Em muitos casos, os postes acabaram ficando literalmente 'no meio da rua', oferecendo riscos para pedestres e motoristas.

É uma vergonha. Será que ninguém é capaz de perceber que manter um poste no meio da rua pode representar risco de acidentes? Já estão acontecendo incidentes relacionados a estes postes? — questionou Cordeiro.

A assessoria comunitária do vereador Cordeiro, em visitas realizadas em diversos bairros da cidade, identificaram facilmente alguns destes postes em bairros como a Santa Rita e o Bracuhy. Para o vereador petista, a população tem que ajudar a fiscalizar o Poder Público para evitar que isso continue acontecendo.

A população não pode deixar asfaltar uma rua se tiver um poste no meio. Tem que parar as máquinas e exigir que a Prefeitura ou a Ampla venham antes e resolvam a situação — defendeu Cordeiro.

Além de registrar este fato na tribuna da Câmara, cobrando providências da concessionária de energia e da Prefeitura, o mandato do vereador Cordeiro encaminhará um relatório com as fotos dos postes para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com pedido de punição à empresa Ampla.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Comissão de Educação e Cultura da Câmara ouve conselheiros municipais de Cultura

O vereador Cordeiro participou, na manhã desta segunda-feira, 2, da reunião ordinária da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A reunião marcou o reinício dos trabalhos legislativos no município, após o recesso de meio de ano.

No encontro de hoje, do qual participaram também os vereadores Jorge Mascote (PMDB) e Dr. Ilson Peixoto (PT), os parlamentares receberam integrantes do Conselho Municipal de Cultura, que apresentaram um balanço das ações culturais no município e algumas preocupações que chamaram a atenção dos vereadores.

O vereador Cordeiro, por exemplo, destacou a queixa dos conselheiros de que alguns itens de reivindicação apresentados pelo setor ao prefeito municipal há mais de um ano não tenham sido realizados até agora. Segundo eles, sequer a nomeação do Conselho de Cultura teria sido feita, o que torna o colegiado quase precário aos olhos da Lei. Os conselheiros, no entanto, elogiaram a decisão da Prefeitura de devolver à Fundação de Cultura (CultuAr), a gestão do setor de patrimônio histórico da cidade, que estava subordinada desde 2009 à Fundação de Turismo (TurisAngra). Os membros do Conselho também questionam os rumores ainda não confirmados de que o prédio da antiga Casa Larangeiras, no Centro, será entregue à TurisAngra e não à CultuAr. Cordeiro prometeu empenho no encaminhamento das revindicações levantadas e assegurou que, como membro da Comissão de Cultura, acompanha todos os debates no setor.

Sou muito interessado em Cultura e creio que a riqueza cultural de Angra dos Reis ainda é pouco explorada, seja pela Prefeitura, seja pela própria iniciativa privada. A Câmara está atenta aos reclames dos conselheiros e estaremos sempre prontos a comprar a briga destas pessoas que, na verdade, são as responsáveis pela maior parte da produção cultural da cidade — disse Cordeiro.