terça-feira, 8 de junho de 2010

Vereadores conhecem os planos de investimento da Transpetro para modernização do Terminal de Angra dos Reis




O vereador Cordeiro acompanhou, na semana passada, a comitiva parlamentar que visitou as instalações do Terminal Aquaviário da Transpetro na Baía da Ilha Grande (Tebig), em Angra dos Reis. A estatal convidara os parlamentares para a apresentação de seu plano de investimento para os próximos anos, com destaque para o novo programa tecnológico de tratamento de águas do terminal, prevendo a construção de um duto e um emissário submarino próximo à futura Estação de Tratamento de Efluentes a ser construída. Para Cordeiro, este é um investimento muito importante, que aumentará ainda mais a importância do terminal angrense no processo de extração do petróleo brasileiro.

A construção destes novos equipamentos reduzirão o custo de extração do petróleo no nosso município e representará, claro, incremento nas finanças do município — disse Cordeiro.

Os técnicos do terminal e o gerente das instalações, Virmar Muzitano, explicaram que hoje o tratamento e separação da água extraída junto com o petróleo é feito em São Sebastião (SP) e que as novas obras permitirão a realização desta operação em Angra. Eles destacaram também a eficiência do sistema 'ship to ship', que aumentou a produtividade do Tebig e está permitindo, por exemplo, que este ano, Angra dos Reis seja o maior exportador de petróleo do país.

Está de parabéns a Transpetro e está de parabéns a Petrobras e o presidente Lula. Muitos destes investimentos estão sendo aguardados há vários anos e só agora, no Governo Lula, estão sendo viabilizados, de olho, em especial, na exploração do petróleo e do gás na Bacia de Santos, nas camadas pré-sal — lembrou Cordeiro.

As obras no terminal da Ponta Leste já receberam um parecer prévio favorável do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Governo do Estado, mas ainda deverão ser objeto de uma Audiência Pública para debater seus impactos ambientais e sociais.

Veja a postagem anterior sobre os planos da Transpetro para o terminal de Angra dos Reis: http://cordeirovereador.blogspot.com/2010/02/cordeiro-conhece-os-planos-de.html

Nenhum comentário: