terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cordeiro conhece os planos de desenvolvimento do terminal da Petrobras/Transpetro, na Ponta Leste

O vereador Cordeiro participou nesta segunda-feira, 8, de uma reunião de trabalho com o gerente do Terminal Aquaviário da Transpetro na Baía da Ilha Grande (Tebig), Virmar Muzitano, e membros da gerência do terminal, para conhecer os projetos de expansão e desenvolvimento do Tebig. Com o advento da exploração dos campos de petróleo e gás do pré-sal, na Bacia de Santos, e o crescimento da exploração petrolífera no país, o Terminal da Ponta Leste adquire cada vez mais importância.

O nosso terminal já está passando por muitas mudanças. Deixou, por exemplo, de ser importador e passou a ter características de exportar. Só esta mudança permitiu que Angra obtivesse melhores resultados na sua arrecadação, impedindo, talvez, um agravamento da crise financeira de 2009 — explicou Cordeiro.

Entre os planos da Petrobras/Transpetro estão a construção de uma unidade própria de tratamento e separação da água salgada que é extraída junto com o petróleo. Hoje esta água é tratada em São Sebastião (SP). Uma extensa tubulação será construída entre o cais do terminal e a sede da empresa, na Caputera, para a realização desta operação. Pelo menos três novos tanques teriam que ser construídos para esta ação.

Outro projeto em análise é a criação de um terminal de abastecimento de navios no cais da Ponta Leste o que poderia, em médio ou longo prazos, permitir que navios de fora da frota nacional de petroleiros pudessem ser abastecidos em Angra dos Reis. Um dos clientes em potencial da Transpetro poderiam ser, por exemplo, os navios mercantes e de carga, dos portos de Sepetiba (Itaguaí) e Angra dos Reis.

Fiquei muito otimista com estes projetos, que vão, além de gerar empregos e divisas para o município, permitir um desenvolvimento ainda maior da indústria do petróleo na região. Angra dos Reis tem uma vocação natural para este setor e a presença do nosso terminal na Ponta Leste é uma prova disso — disse Cordeiro.

Durante o encontro com os executivos do Tebig, do qual participaram também a vereadora Lia (PT) e o deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ), também foi detalhada a proposta de desenvolver um sistema de carregamento remoto dos navios petroleiros. O sistema 'ship to ship' permitiria que navios menores possam ir à costa brasileira para embarcar o petróleo em embarcações maiores. Os investimentos previstos nestas obras podem superar os R$ 800 milhões. Alguns dos investimentos terão de ser precedidos de licenciamento ambiental e audiências públicas.

Durante o encontro, os parlamentares também trataram do apoio que a Petrobras/Transpetro disponibilizava, há alguns anos, para o funcionamento do colégio estadual Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cellam), na Ponta Leste. Hoje este apoio está parcialmente suspenso, o que ameaça o funcionamento daquela unidade. O grupo pediu que a estatal reconsidere a suspensão do apoio. O mesmo pedido será encaminhado, nos próximos dias, à secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

2 comentários:

TAngra disse...

Prezado Vereador Cordeiro,

Recebemos este Comentário em nosso Blog e acredito que a solução para o problema apontado possa partir de vossa intervenção.

Repassamos este mesmo Comentário aos outros Vereadores que têm Blogs e que recebem Comments.

Atenciosamente,

TAngra.

---------------------------------
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Poxa!":

O acesso que liga a Vila da Petrobras a Verolme a noite é impossivel atravessar , não tem uma iluminação, fica um breo só, nós voltamos do trabalho em monsuaba, muitos frequentam igreja na agua santa e moramos proxímo ao Gdv, somos obrigados a utilizar onibus descer na rodoviaria de jacuecanga, e andar até o colégio Ceduc, que seria muito mais acessivel se pudessemos ir de bicicleta. Queria convidar, o sub prefeito, administrador da monsuaba, verolme, pra atravessarem a ponte as 8 da noite.

Postado por Anônimo no blog Transparência Angra em 18 de fevereiro de 2010 09:53
---------------------------------

Anônimo disse...

E a proteção ambiental? Não falaram sobre esse assunto?

A Petrobrás não explicou o vazamento ocorrido ontem. Será que tem explicações. As praias do Abraão estão sujas.

O que é que vc tem a dizer sobre o assunto?

Diga lá!!!