sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Agência Nacional de Energia Elétrica orienta consumidores a queixarem-se sobre problemas com a Ampla

No encontro com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, a recepção também foi boa. Os vereadores presentes relataram ao diretor, as condições quase precárias que algumas comunidades do município têm enfrentado no abastecimento. Quedas frequentes de energia, blackouts e demora no restabelecimento são problemas comuns.

Após o relato dos parlamentares, Hubner disse que a Aneel tem conhecimento das questões relacionadas à Ampla no Estado do Rio. Ressaltou, porém que, em 2009 houve apenas 140 reclamações de Angra no serviço de atendimento da Agência. Ele disse ser necessário popularizar o call center da Agência (0800 727 2010) para que os consumidores queixem-se diretamente à Agência. Mais do que isso Hubner sugeriu uma campanha de esclarecimento sobre os indicadores da companhia elétrica, entre eles o FIC (Frequência de Interrupções por Consumidor), que mede a frequência de interrupções no fornecimento de energia e o DMIC, que é a duração máxima de interrupção contínua e mede o tempo máximo que cada cliente fica sem energia. Estes índices estão descritos na própria conta de luz e caso haja descontinuidade ensejam, da parte da concessionária, o pedido de indenizações e descontos.

Segundo Nelson Hubner, uma equipe de fiscais da Aneel virá a Angra para checar in loco os problemas relatados na reunião. Em novo encontro, os vereadores pretendem levar à Agência, cópia do abaixo-assinado que está sendo feito em toda a cidade. A Aneel pode determinar, em última instância, até a suspensão ou cassação da concessão da Ampla para a região.

Agora é com os consumidores. O abaixo-assinado é importante para expressar a indignação da população com a situação da Ampla em nosso município. A Aneel admitiu que pode punir a empresa mas para isso a população, como um todo, deve protestar caso o serviço não esteja sendo feito à altura — disse Cordeiro.

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