segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Deputada do Partido Verde alemão visita as usinas nucleares de Angra




A convite da Eletronuclear, o vereador Cordeiro acompanhou, na semana passada, parte da visita da deputada Ute Koczy, do Partido Verde da Alemanha, à Central Nuclear de Itaorna, em Angra dos Reis. Koczy integra a bancada do Parlamento alemão que é contrária ao prosseguimento do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha, que permitiu a construção das usinas nucleares brasileiras.

Na visita a Angra, a parlamentar teve encontro com ambientalistas da Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê) e conheceu as usinas de Angra. Ela também faria uma visita a Brasília e à região Nordeste, onde o governo brasileiro pretende construir novas usinas nucleares e visitará as minas de urânio de Caetité (BA). O Brasil possui uma das maiores reservas de urânio do mundo.

Para o vereador Cordeiro, apesar da opinião contrária às usinas, a visita de Ute Koczy foi importante para que ela conferisse de perto não só a segurança das instalações nucleares da cidade como a aceitação da maioria da população angrense ao empreendimento, inclusive a futura usina Angra 3.

Meu recado aqui foi no sentido de que o Brasil pode orgulhar-se de seus investimentos na área nuclear. Além da segurança, fato atestado pela inexistência de acidentes graves, temos usinas com excelentes resultados — disse Cordeiro.

A visita de Ute Koczy à Central de Itaorna teve o acompanhamento do diretor da ONG ambientalista Fundação Henrique Boll no Brasil, Dawid Bartelt, de funcionários da Eletronuclear, do ex-presidente da estatal, Ronaldo Fabrício, e do assessor da presidência da empresa, Leonam Guimarães, a quem coube prestar informações e dar esclarecimentos à parlamentar, que é a porta-voz do PV alemão para assuntos relacionados à política de desenvolvimento do país europeu.

Nenhum comentário: