sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Profissionais de Educação debatem o resultado do Ideb em Angra dos Reis

O vereador Cordeiro participou, na última quarta-feira, 19, de uma reunião com professores da rede pública municipal, promovida pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), em parceria com o Sindicato dos Professores da Costa Verde (Sinpro). Durante o encontro, os profissionais debateram, entre outros temas, o sistema de avaliação e aprovação na rede municipal de ensino, assédio moral e outras demandas específicas da categoria. Cordeiro é membro da Comissão de Educação da Câmara e tem acompanhado todos os debates relacionados à Educação no município.

A Educação é a base de tudo e temos que cuidar muito bem desta área. A maior responsabilidade é do Poder Público que deve, além de cuidar das escolas e prover acesso ao estudo, remunerar bem e valorizar os professores — disse Cordeiro.

Os dirigentes do Sepe presentes ao encontro relataram que estão fazendo gestões junto à secretaria municipal de Educação de Angra a fim de acompanhar a preparação do primeiro Seminário Municipal de Estudo do Sistema de Avaliação na rede. O objetivo do Sindicato é participar da elaboração deste evento, considerado vital para melhorar os resultados de Angra no Índice de Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação. Alguns professores presentes ao evento rejeitaram a sugestão de aplicar na cidade, a aprovação automática. O vereador Cordeiro também criticou a ideia.

A aprovação automática tem sido o recurso de muitas cidades para melhorar sua pontuação no Ideb. O sistema, porém, é um falso remédio já que há casos em que os alunos são 'aprovados' mas na prática não aprendem nada — explicou Cordeiro.

Cordeiro comprometeu-se com os profissionais, a debater os casos levantados, diretamente com a secretária municipal de Educação, Luciane Rabha, na próxima reunião da Comissão, em 14 de setembro, quando Luciane falará aos parlamentares sobre o resultado do Ideb em Angra, a convite do presidente da Comissão, o vereador Jorge Mascote (PMDB).

Nenhum comentário: