sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cordeiro doa sangue e apoia campanha de doadores de medula óssea

O vereador Cordeiro participou na tarde desta sexta-feira, 17, da campanha municipal de coleta e identificação de doadores de medula óssea, que está sendo realizada na quadra do Colégio Estadual CEAV, no Centro de Angra, nesta sexta e sábado. Na ocasião, além de levantar informações sobre a campanha no Estado, Cordeiro também doou sangue, habilitando-se a ser um doador regular.

O parlamentar lembrou que tramita na Câmara Municipal de Angra (aguardando parecer da Consultoria Jurídica), projeto de Lei de sua autoria que cria o Dia Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea.

Desde o início da mobilização, na manhã de sexta-feira, mais de 500 pessoas já haviam feito doações. São coletadas amostras de sangue para análises no HemoRio a fim de detectar compatibilidade e eventuais doadores regulares de medula. Confirmada a condição de doador, o próprio HemoRio entra em contato com os voluntários.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e dos coordenadores do programa de medula óssea, haveria ao menos 10 pacientes com leucemia e outros três aguardando transplantes de medula em Angra dos Reis. Em Paraty quinze pessoas aguardam doações.

A doação de sangue e medula óssea é um gesto simples de solidariedade que deve ser sempre incentivada. Por isso apresentamos o projeto de Lei que torna o dia de mobilização em prol da doação de medula óssea — disse Cordeiro.

Para ser um doador, é simples: basta ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde. Na hora da doação é preciso preencher dados pessoais e apresentar RG ou CPF originais, além de fornecer os dados de identificação e localização. Se houver algum paciente compatível, você será convocado para fazer novos exames.

Após a coleta de eventuais doadores no Centro da cidade, os organizadores da campanha pretendem levar a mobilização também a empresas de grande porte da região como a Eletronuclear, a Marina Verolme e o estaleiro Brasfels, que podem incentivar seus funcionários a cadastrarem-se como doadores.

Nenhum comentário: