quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Agora é Lindberg! PT mostra força e une-se pela eleição de Lindberg para o Senado!

O candidato do PT ao Senado pelo Rio de Janeiro, Lindberg Farias, alcançou César Maia (DEM) nas intenções de voto, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) divulgada na semana pasada. Com o resultado quase decidido no primeiro turno para os dois principais cargos em disputa – com vitória de Dilma Rousseff (PT) para a Presidência e Sérgio Cabral (PMDB) para o Governo do Estado -, 75% dos eleitores fluminenses ainda estão indecisos em relação a pelo menos um dos dois votos para candidatos ao Senado.

A pesquisa mostrou Marcelo Crivela (PRB) na ponta, com 28% das intenções de voto, seguido por César (24%) e Lindberg (23%) empatados tecnicamente. Depois, vem Jorge Picianni (PMDB) com 13% das intenções. Em reportagem veiculada no jornal Estado de São Paulo na quarta-feira, 1º, analistas afirmaram que com as sucessivas perdas de pontos de Cesar e Crivella, “[os dois] podem ser engolidos nos próximos dias por Lindberg.”

O sociólogo Fábio Gomes, diretor-presidente do Instituto Informa, declarou na reportagem que o petista é o candidato da “convergência”, por ter o apoio do presidente Lula e do governador Cabral. Gomes ainda considera o crescimento de Lindberg positivo, por atrair a atenção dos eleitores e provocar um aumento do interesse nas eleições. Para ele, com “uma disparada da candidatura do Lindberg, pode haver uma dramaticidade na disputa pela segunda vaga. Isso pode envolver mais o eleitor na campanha e diminuir o número de indecisos”, observou o sociólogo.

O IBPS ouviu 5 mil pessoas entre os dias 16 e 28 de agosto em todo o estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 26826/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) sob o protocolo 74562/20.

Na sexta-feira, 3, o PT do Rio organizou um jantar com candidatos e filiados em prol das candidaturas de Dilma e Lindberg. O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que a campanha de Lindberg é prioridade no Rio.

O fato de Lindberg Farias ser candidato a senador demonstra o potencial do PT no Rio de Janeiro. Há uma possibilidade concreta de elegê-lo. Temos força para aumentar em pelo menos 60% nossa bancada no Congresso Nacional. Durante oito anos, o presidente Lula teve muitos problemas no Senado por falta de uma maioria sólida e aliada — disse Dutra.

Dutra declarou que aposta no trabalho de articulação política de Lindberg, que, apesar de jovem, já reúne experiência de líder estudantil, deputado federal com dois mandatos e prefeito reeleito de Nova Iguaçu.

Lindberg vai ajudar Dilma e representar muito bem o povo do Rio. As pesquisas mostram um crescimento consistente de Lindberg, e ele tem demonstrado muita garra, além de capacidade de atrair diversos setores da sociedade, desde a Zona Sul até a Baixada Fluminense. Lindberg é referência de luta política no Brasil, representa a juventude e tem experiência parlamentar e executiva. Ele ainda dará um toque de renovação no Senado, que tem tido uma tradição conservadora — disse o presidente nacional do PT.

Lindberg falou que pretende intensificar a campanha nas ruas para eleger muitos deputados estaduais e federais do PT.

É um momento de muita unidade em nosso partido no Rio. Precisamos de uma bancada forte para ajudar a futura presidente Dilma a governar este Brasil. Uma onda popular está sendo construída e, se a gente der continuidade a esse processo, vamos subir ainda mais nas pesquisas. Quero ser o senador que vai fazer o meio de campo nesta união dos municípios com o estado e o país — disse Lindberg.

Com informações do site www.lindbergnarede.com.br

Nenhum comentário: