quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Câmara angrense realiza Sessão Solene e Cordeiro presta homenagens importantes

A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou neste último dia 7 de setembro a sessão solene alusiva ao Dia da Pátria. Na ocasião, os vereadores prestaram homenagens a diversas personalidades da cidade, oferecendo-lhes Títulos de Cidadão Angrense e a Medalha de Mérito Lopes Trovão.

Com a aprovação unânime de todos os demais parlamentares, o vereador Cordeiro prestou homenagem às seguintes personalidades de nossa cidade:

Com a medalha do mérito Lopes Trovão foram homenageados:
- Julio César Lopes de Avelar
Nascido em Caraguatatuba (SP), é oceanógrafo. Iniciou sua vida profissional como responsável pela Agência Regional da antiga Sudepe, atuando no setor pesqueiro. Veio para Angra em 96 para participar do Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande, executado pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. Neste projeto, coordenou a implantação de 25 fazendas marinhas para moradores de baixa renda da Ilha Grande.

Após o término do projeto, foi convidado a dar continuidade nos trabalhos através da então secretaria municipal de Agricultura e Pesca, estabelecendo-se definitivamente em Angra, onde constituiu família.

Atuou posteriormente como diretor da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e como Diretor Administrativo da empresa Rio Maricultura, além de consultor técnico do Ibama e do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade.

Atualmente ocupa o cargo de Superintendente Regional do Inea/RJ (Instituto Estadual do Ambiente) na Baía da Ilha Grande e tem por desafio contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região de forma compatível com a conservação ambiental.

- Alvino da Silva Braga
Nascido no Rio, ele conheceu Angra aos 12 anos. Aos 20 anos se formou na Escola de Marinha Mercante e após algum tempo foi requisitado para acompanhar a montagem do navio 'Doce Angra' no antigo estaleiro Verolme.
Após um ano foi chamado para construção de outro navio, o 'Doce Delta'. Antes da partida do navio foi convidado pelo engenheiro Mariano a trabalhar no estaleiro, sentiu-se imensamente honrado, mas necessitando melhorar seu aprendizado profissional novamente partiu. Após longos sete anos voltou ao estaleiro, no qual trabalhou um ano e posteriormente foi trabalhar na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, na qual permanece até o momento com 33 anos de serviço.

- Dona Geralda Gonçalves Dias Moreira
Mineira de Araçaí, ela chegou a Angra em 1977, vindo com seus três filhos e o marido Vicente (já falecido) para instalarem-se no Frade. Após o falecimento de seu marido, verteu toda sua dedicação aos filhos e a Igreja Católica São Sebastião, onde tornou-se ministra do Batismo, da Eucaristia e da Palavra.
Hoje exerce as funções de coordenadora da Renovação Carismática Católica e coordenadora da Pastoral do Batismo, além de ser membro da Pastoral da Liturgia e membro da Crisma. Também exerce a função de presidente da Associação a serviço do Evangelho, que é um projeto desenvolvido pela igreja, que engloba a parte social, cultural e promoção humana. Já foi membro do Conselho Fiscal da Associação de Moradores do Frade por duas vezes, onde na primeira vez era composta somente por mulheres.

Com o título de Cidadão Angrense, foram agraciados:
- Francisco Carlos dos Santos
Chico, como é conhecido, iniciou sua trajetória política e social na década de 70, atuando no movimento estudantil e participando de atividades ligadas a comunidades de base e pastorais da Igreja Católica, incentivando a implantação de bibliotecas comunitárias e cinema nos bairros. Nascido no Rio de Janeiro, em 1978, foi ativista do movimento pela anistia dos exilados.

Em 1998, Chico veio para Angra para trabalhar na Eletronuclear. Em 2003 criou junto a um grupo de voluntários e funcionários da Eletronuclear, o Comitê local do Programa Fome Zero, onde hoje é o Coordenador. Este comitê, que tem em sua constituição igrejas católicas e evangélicas, movimento espírita e diversas entidades sociais, visa a promoção da segurança alimentar e nutricional a todos os brasileiros, atacando as causas estruturais da pobreza.

- Gino Zamponni
Italiano, formado em Administração de Empresas e Técnico Comercial, foi proprietário de uma fábrica de móveis para escritórios e de uma empresa de arquitetura em Roma. Seu trabalho era projetar e comercializar artigos para decoração de escritórios. Ele desenvolveu esta atividade por 25 anos em seu país natal.

Pai de uma filha, Gino chegou a Angra em 1996. Amante das viagens e fascinado por outras culturas, quando em férias, Gino sempre buscou oportunidades para viajar. Assim conheceu diversos países da Europa, os Estados Unidos e a América do Sul, incluindo o Brasil.

Disposto a sair da correria e do stress das grandes cidades e querendo se instalar num lugar com melhor qualidade de vida, Gino chegou em Angra lugar onde o povo é acolhedor, Foi assim que, em 1996, tornou-se sócio-proprietário da Pousada Arcobaleno, na Praia do Retiro, quando ingressou na área de turismo não mais como turista e sim por amor à atividade.

Em 2004 foi convidado a ser presidente do Corredor Turístico do Contorno. Em julho do ano passado (2009), sentindo a necessidade de um trabalho não só direcionado ao Corredor Turístico mas a toda a região, por acreditar que quanto maior o grupo com o mesmo objetivo mais forte é, resolveu então apoiar a criação do Angra dos Reis Convention & Visitors Bureau, para divulgar o destino turístico Angra no Brasil e no exterior. Desde então, Gino atua como presidente do atual Angra Convention, tendo participado nos últimos três meses de diversos eventos de fomento ao turismo na cidade, com o apoio de sua esposa e de vários outros amigos e amigas que dividem com ele o sonho de uma Angra melhor, através do Turismo.


Para o vereador Cordeiro, a entrega destas homenagens é um reconhecimento do Poder Legislativo ao trabalho e dedicação destas pessoas ao desenvolvimento da cidade, ao longo dos anos.

Estou muito feliz com esta oportunidade. O nosso Mandato tem orgulho de poder prestar esta sincera homenagem, na verdade, ainda muito pouco, comparado ao que estas pessoas já fizeram em prol da cidade - disse Cordeiro.

Nenhum comentário: