sexta-feira, 8 de maio de 2009

ProSanear: PT não tem nada a temer e apóia pedido de informações da base do Governo

Os vereadores do PT na Câmara Municipal votaram a favor do requerimento de informações proposto pela vereadora Vilma dos Santos (PRB) a respeito do Programa de Saneamento de Angra dos Reis (ProSanear). Vilma quer saber quanto foi gasto neste projeto, que obras foram erigidas e o extrato da dívida que foi gerada pelo projeto. Para o líder do PT na Câmara, vereador Cordeiro, o partido não tem nada a esconder sobre as três administrações em que esteve à frente da Prefeitura Municipal. Ele lembrou, inclusive, que o ProSanear já foi objeto de duas comissões de inquérito na Câmara (CPIs) que investigaram todo o programa e nada encontraram que desabonasse a conduta dos integrantes do Executivo Municipal à época.

Nunca escondemos nada da população e nem tampouco tivermos nenhum secretário do nosso Governo sob suspeita ou procurado pela Polícia. Neste ponto a História está a nosso favor. Podem ter sido cometidos equívocos, claro, como em todas as administrações, mas não houve nenhuma ilegalidade — disse Cordeiro.

Cordeiro também lembrou que as CPIs criadas na Câmara à época da gestão petista foram todas coordenadas e relatadas pela oposição, o que reforça a sua convicção de que não houve ilegalidade alguma.

O ProSanear foi o primeiro programa público de saneamento básico realizado em Angra dos Reis. Até o início dos anos 90, apenas os condomínios tinham esgoto coletado e tratado em Angra. Foram captados à época, cerca de US$ 10 milhões para o investimento nestas áreas em vários bairros. Após o ProSanear, o nível de tratamento de esgoto na cidade saltou de 3% para 30%. Índice que permanece até hoje, já que nos últimos oito anos da administração do ex-prefeito Fernando Jordão não houve nenhuma nova frente de trabalho significativa nesta área.

O PT não vota contra requerimentos de nenhum vereador. Primeiro porque acreditamos que a população tem direito a ter todas as informações sobre os governos passados ou sobre o atual. E depois porque a função de fiscalização é prerrogativa dos parlamentares. Enquanto eu estiver como líder, esta orientação será mantida. Desafio os vereadores do Governo a fazerem o mesmo — garantiu.

Nenhum comentário: