sexta-feira, 8 de maio de 2009

Mesa Diretora da Câmara dá golpe e 'derruba' indicação de Cordeiro sobre audiência a respeito da construção de Angra 3

A presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, vereadora Vilma dos Santos (PRB), sugeriu na noite do último dia 4 de maio, a realização de uma audiência pública para debater a construção da usina nuclear Angra 3. Nada contra. O problema é que uma indicação com o mesmo objetivo havia sido feita pelo vereador Cordeiro, em 9 de março. A indicação de Cordeiro é idêntica à proposição de Vilma e deveria ter sido apreciada antes da sugestão da presidente do Legislativo, como preceituado no Regimento Interno da Casa. É simples: as proposições são analisadas pela data de protocolo. Não foi o que aconteceu com a sugestão Cordeiro. Para Cordeiro, houve uma manobra da Mesa Diretora, que compromete inclusive a confiabilidade do rito legislativo.

Eu quero que alguém me explique como uma proposição de maio teve tramitação recorde e a minha, de março, ficou para trás. A única explicação que me vem à cabeça é a de que houve uma tentativa de fazer parecer que a Bancada do PT está contra a realização desta reunião - disse Cordeiro, o que é não é verdade.

A proposição de Vilma (com o mesmo teor da de Cordeiro) foi aprovada por unanimidade. Os vereadores do PT também são a favor do debate público.

Claro que somos a favor. Desde o início. Acho porém que a discussão sobre contrapartidas da usina não deve ser política. Ela precisa estar baseada em critérios técnicos e de viabilidade. Se a Prefeitura quiser travar este debate de maneira política quem perde é a população pois o atraso nesta obra compromete a esperança de geração de milhares de empregos - lembrou.

O debate público sobre a construção de Angra 3 será na quarta-feira, 13, a partir das 18h, no Cine Angra Shopping. A entrada é franca e a participação de todos os interessados é muito bem vinda.


Obs.: Cordeiro protocolou recurso interno ao setor de Legislação da Câmara Municipal para que se corrija o equívoco e siga-se a tramitação normal, dando a Cordeiro, a titularidade da proposta.

Um comentário:

GUEDES ANGRA! disse...

Olá companheiro!
Gostaria de acessar o regimento interno da camara via link no blog do vereador Cordeiro, para conhecer as regras da camara e tornar publico as irregularidades praticadas no legislativo.

At.

Inaie Guedes