quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cordeiro defende a inclusão do peixe na merenda escolar da rede municipal

O vereador Cordeiro, vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, quer que o peixe faça parte do cardápio das crianças que estudam na rede municipal de ensino de Angra dos Reis. Para que sua sugestão chegue à secretaria municipal de Educação, Cordeiro protocolou na Câmara Municipal esta semana, uma indicação ao Executivo para que viabilize esta proposta. Para o vereador, a inclusão do peixe no cardápio da merenda escolar, além de adicionar um ingrediente altamente saudável à dieta dos estudantes, permitiria também uma renda extra para os pescadores do município.

Esta é uma prática em uso em diversos municípios litorâneos do país, todos com sucesso. Acho que devemos copiar esta ideia. O benefício desta medida será imenso, tanto para a saúde dos estudantes como da economia da cidade — acredita o vereador.

Para Cordeiro a sugestão é de fácil viabilidade considerando que o preparo da merenda escolar em Angra é terceirizado, bastando somente que a secretaria municipal de Educação sugira a inserção do peixe como alimento das crianças. Angra dos Reis lidera a produção de sardinha no Estado, além de ter resultados excepcionais com diversas outras espécies. A cidade possui cerca de 20 mil alunos, em 56 unidades educacionais. A medida poderia ser implantada de imediato em escolas da Ilha Grande, criando uma pequena cadeia produtiva nas próprias comunidades caiçaras, muitas com atividades de subsistência na pesca.

Confio que o Governo Municipal pode fazer desta iniciativa um fomento excepcional na produção e comercialização de pescado na cidade, gerando empregos e mantendo aquecido um setor que é tão importante para a cidade. A medida é simples, repito, e já está sendo implantada em outras cidades com sucesso. É só copiar o modelo e implantá-lo o quanto antes — disse o vereador petista.

Nenhum comentário: