terça-feira, 3 de março de 2009

Vereador Cordeiro presta homenagens no Dia Internacional da Mulher

O vereador Cordeiro agraciará três mulheres com a medalha de mérito Benedita Maria da Guia Jorge, destinada a mulheres que se destacam no dia-a-dia de Angra dos Reis.

Eis um breve histórico das homenageadas indicadas pelo vereador Cordeiro:

— Nadir da Silva Trajano
Nascida em 1939 na cidade de Pedra do Alto (MG), dona Nadir mudou-se para Volta Redonda aos 21 anos, tendo vindo morar em Angra há 15 anos, fixando residência no Frade. Casada com Omar Trajano, tem cinco filhos e quatro netos.Aposentada e de formação Católica, ela divide o tempo entre a família e o trabalho pastoral em sua comunidade, focado, especialmente na atenção às famílias carentes.

— Marisa Manoel Costa
Dona Marisa tem 47 anos e nasceu numa família com outros 9 irmãos e irmãos. Depois de casar-se, em Volta Redonda, mudou-se com o marido para Angra, pois o mesmo trabalhava no estaleiro Verolme. Já em sua cidade natal, Marisa exercia uma vida comunitária intensa, como catequista na Igreja Católica, membro do grupo de jovem e na Pastoral da Música. Em Angra, Marisa rapidamente envolveu-se com as lutas comunitárias. Integrou o primeiro Conselho Tutelar do município, entre 1996 a 1999, e atualmente desenvolve diversas atividades na comunidade São Sebastião, no Frade, é agente da Pastoral da Criança e membro do conselho da biblioteca pública Pedro Gabriel, além de lecionar como servidora efetiva nas duas cidades de seu coração, Angra dos Reis e Volta Redonda.Também exerce atualmente a função de professora, sendo efetiva das duas cidades de seu coração: Volta Redonda e Angra dos Reis.

— Edvirges Teixeira de Lima
Figura já histórica no movimento popular angrense, dona Edvirges nasceu em 1944, num distrito que hoje pertence à cidade de Porto Real. Em Angra há mais de 40 anos, já morou no Morro da Glória e há 28 anos está no Frade, sendo uma das primeiras moradoras da comunidade. Ex-lavradora, tem dois filhos e seis netos. Durante mais de 30 anos foi servidora da Prefeitura de Angra, começando sua trajetória como merendeira e se tornando a primeira mulher a liderar uma Região-Administrativa da cidade (a do Frade), ao longo de seis. Como líder comunitária, ajudou a fundar a primeira associação de moradores de Angra, na Japuíba, presidiu a associação de moradores do frade e participou diretamente da elaboração do Plano Diretor Municipal, no governo do ex-prefeito Neirobis Nagae (PT).

A entrega das medalhas será na Sessão Solene do Poder Legislativo, marcada para esta quinta-feira, 5, às 19h no Teatro Municipal Câmara Torres, no Centro da cidade.

Nenhum comentário: