terça-feira, 10 de março de 2009

Vereador Cordeiro comenta a inauguração de novas escolas técnicas federais no Rio

Lula inaugurou a Escola Técnica Federal de Petrópolis em 2008

Em seu primeiro discurso em "Explicação Pessoal" (espaço da sessão ordinária da Câmara dedicado à livre manifestação dos parlamentares), o vereador Cordeiro abordou a necessidade de investimento em formação profissional no município. Cordeiro citou a visita do presidente Lula ao Rio de Janeiro na semana passada para inaugurar as escolas técnicas federais (CEFETs) de Duque de Caxias, Volta Redonda e Cabo Frio e lembrou que além destas unidades, Angra dos Reis também já deveria ter inaugurado o seu CEFET.

Desde 2006, esta é a quarta escola técnica federal inaugurada no Rio, todas construídas com recursos do Governo Federal, que além de ajudar a equipar as escolas, contrata professores e outros funcionários para assegurar a formação dos jovens para o mercado de trabalho. Fiz questão de registrar esta inauguração porque esta escola técnica que o presidente Lula inaugurou lá em Cabo Frio foi uma das sete escolas técnicas federais aprovadas pelo Governo Lula em março de 2007. Junto com Cabo Frio, Petrópolis e Volta Redonda, Angra dos Reis também ganhou o direito de sediar uma nova escola técnica federal, num processo que foi liderado em Angra pela ex-vereadora Conceição Rabha e pelo deputado federal Luiz Sérgio, num investimento de mais de R$ 5 milhões. Ser a cidade escolhida para abrigar um CEFET já foi uma luta dura, da qual saímos vitoriosos — disse Cordeiro.

Para o vereador, a indiferença com que o tema foi tratado na gestão municipal anterior, custou o atraso nas obras e consequentemente na construção da escola tecnica federal.

É uma pena que aqui em Angra dos Reis, que tivemos nossa escola técnica federal determinada no mesmo dia que Cabo Frio e Volta Redonda ainda não possamos saber sequer a data em que as obras aqui serão iniciadas. Desde 2007, a Prefeitura de Angra não demonstrou interesse imediato nesta escola técnica federal. Nós chegamos a perder o CEFET para Itaguaí e se não tivesse havido uma reversão desta decisão, o prejuízo para a cidade teria sido imenso — disse o vereador.

Cordeiro disse ainda que está "ao lado" do atual prefeito nesta questão e que defende desde o início, a construção da escola técnica. Um requerimento de autoria de Cordeiro, pedindo explicações ao prefeito sobre o cronograma de construção da unidade já foi aprovado no plenário da Câmara.

A escola técnica federal não pertence ao Governo Lula, nem ao PT. Tampouco pertence à Prefeitura de Angra, ou ao PMDB. É uma pena que a pequenez política do Governo passado tenha impedido que os nossos jovens possam ter aqui, uma escola técnica de gabarito federal como o CEFET. Para somar esforços junto ao Governo Municipal atual e como compromisso assumido na campanha eleitoral, apoiei um requerimento de informações da Banacada do PT, para saber quais as providências que o Governo Municipal está tomando para acelerar a construção desta escola. Não tenham dúvidas de que o nosso Mandato estará lado a lado com a Prefeitura nesta luta que, na verdade, não é uma luta política, mas uma luta em defesa dos interesses e do futuro da juventude angrense — finalizou o vereador.

Foto: CEFET/RJ

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado vereador , o seu mandato e de seus pares partidários, não deveria estar lado a lado com este governo em nada.A escola que não foi iniciada a sua obra ainda, devesse ao grupo que permanece no poder.A escola da Japuiba posta ao chão , privando centenas de alunos de estudarem com um pouco de respeito, assim está por conta deste grupo que continua no poder.
Caso os senhores, e a senhora da bancada petista continuarem com essa conversa de cerca lourenço, elogiando o prefeito que saiu, graças a Deus, e lambendo este que até agora não mostrou a que veio, terão o chamado mandato único.
Será que os senhores não perceberam que o povo não quer isto que aí está? A grande maioria que defende o faz por intersses pessoais ou familiares,com cargos comissionados ou outros tipos de apadrinhamento.
A única coisa que gostaria de pedir aos senhores, incluo aí a senhora, Lia, é que se dêem ao respeito, não se permitam virarem fantoches nas mão destes canalhas.
Respeitem os votos recebidos, pois com certeza não lhes foram dados pela cor de vossos olhos ou a belezas de suas curvas.Mas sim pelo alto grau de insatisfação popular.E se ficou meio a meio é porque ainda temos muitos cidadãos em nosso município praticamente analfabetos políticos, mas daqui pra frente isto irá diminuir, as pessoas estão acessando a uma gama de informações antes inimagináveis. Reflitam com muito sabedoria, não se deixem levar pelo canto da sereia.E ela canta alto.O povo em silêncio, machuca mais.