quarta-feira, 4 de março de 2009

Cordeiro comemora concessão da Licença de Instalação da usina nuclear Angra 3

Visão geral do local onde será construida a nova usina nuclear de Angra
(foto: Divulgação/Eletronuclear)

O vereador Cordeiro tomou conhecimento hoje, 4, por volta das 17h, da decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) de conceder a Licença de Instalação (LI) para a retomada da construção da usina nuclear Angra 3. Integrante do Comitê Pró-Angra 3 desde o início da luta em defesa da unidade, o vereador agora promete acompanhar o cumprimento das exigências feitas pelo Ibama para liberar a construção, entre elas o investimento na qualificação de mão-de-obra local para atender às demandas da obra. Há a expectativa de que sejam gerados até 9 mil empregos diretos na fase de construção civil da unidade. Para Cordeiro, o presidente Lula também está de parabéns por ter tido a coragem de decidir pela retomada do programa nuclear nacional, que vai muito além de Angra 3 e compreende também novas usinas no Nordeste brasileiro.

— O Brasil precisa de mais energia para crescer e a opção pela geração nuclear é segura e eficiente. Acreditei sempre na importância e na viabilidade de Angra 3 e fico feliz com mais este passo no rumo do desenvolvimento — disse ele.

Entre as condicionantes exigidas pelo Ibama em contrapartida à construção de Angra 3 estão o investimento em formação profissional, saneamento básico e a construção de novos depósitos de rejeitos radioativos monitorados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

— A minha tarefa agora como vereador é acompanhar o cumprimento destas exigências para que esta obra seja mais um marco no desenvolvimento da cidade, trazendo benefícios duradouros para a nossa população — disse o vereador petista.

Nenhum comentário: