terça-feira, 21 de junho de 2011

Depois de muitas visitas ao Parque Mambucaba, audiência pública é realizada para discutir os alagamentos da localidade

Uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Angra dos Reis discutiu os alagamentos e enchentes em diversas localidades do Parque Mambucaba, quarto distrito da cidade. A realização da audiência foi uma solicitação da Comissão de Obras da Casa, aprovada por unanimidade pelos parlamentares e realizada no próprio Parque Mambucaba, a pedido das comunidades atingidas. Quase 500 pessoas participaram dos debates, que duraram mais de cinco horas e reuniram os principais personagens envolvidos no problema, entre eles o Ibama, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ) e a Prefeitura de Angra.
O vereador cordeiro, que sempre está na comunidade, e luta pelas causas das enchentes em manbucaba, achou necessario reunir organizações e a comunidade para descutir esse problema que atinge o local a tanto tempo.
A audiência foi aberta com as explicações dos órgãos ambientais sobre as peculiaridades do Parque Mambucaba. O bairro é cercado por dois rios (o Mambucaba e o Perequê), ambos assoreados e prejudicados pelo crescimento demográfico na região. Quando há chuvas fortes, combinadas com aumento no nível das marés, uma grande parte da região é alagada, atingindo centenas de imóveis. Tanto o Ibama quanto o Inea/RJ afirmaram, porém, que há soluções, que passariam por investimentos de longo prazo e remoção de famílias de áreas de risco.
Os moradores também manifestaram-se e apresentaram pedidos. Pelo menos doze associações de moradores e entidades estiveram representadas e cobraram soluções. Além disso, moradores também relataram o drama dos alagamentos, exibindo fotos, faixas e vídeos gravados durante as enchentes mais recentes no início deste ano. Logo após, os vereadores também fizeram considerações e deram sugestões. Entre as propostas discutidas como soluções estão a abertura de uma nova barra na foz do rio Mambucaba, a construção de reservatórios para águas pluviais, programas de proteção e recomposição das margens dos rios, a construção de casas populares para remoção de famílias e até o erguimento de diques em alguns pontos do rio.
Ao final da audiência, intermediados pela Câmara Municipal de Angra, Ibama, Inea e Prefeitura marcaram reunião de trabalho para a próxima terça-feira, 21, a fim de discutir todas as propostas e um cronograma de obras já autorizadas pelos órgãos ambientais como ações emergenciais e de curto prazo visando evitar enchentes já no verão do ano que vem.
-  O primeiro passo foi dado, agora é esperar que tudo o que foi dito seja feito, e que nós junto com a comunidade vejamos os problemas serem resolvidos de forma rápida, pois a qualquer momento a chuva chega e a situação pode piorar. Vou continuar subervisionando e indo ao Parque Mambucaba, para continuar cobrando da prefeitura soluções - disse Cordeiro.

Algumas postagens referentes ao Parque Mambucaba:
http://cordeirovereador.blogspot.com/2011/03/chuva-causa-estragos-no-parque.html
http://cordeirovereador.blogspot.com/2011/03/moradores-de-mambucaba-pedem-limpeza.html
http://cordeirovereador.blogspot.com/2011/05/mais-uma-edicao-do-gabinete-de-rua-foi.html
http://cordeirovereador.blogspot.com/2011/05/vereador-cordeiro-vai-ao-parque.html
http://cordeirovereador.blogspot.com/2011/05/gabinete-de-rua-esteve-essa-semana-no.html

Nenhum comentário: