terça-feira, 28 de junho de 2011

Vereador Cordeiro participa de reunião com Ministro Luiz Sérgio para discutir o futuro do setor pesqueiro







O vereador Cordeiro esteve ontem na reunião com o Ministro da Pesca, Luiz Sérgio, para conhecer de perto os principais problemas do setor da pesca na região Costa Verde. Reivindicações como o entreposto pesqueiro e o atraso na liberação de licenças para a pesca foram os principais assuntos debatidos no salão nobre da Prefeitura Municipal. O encontro também contou com a presença do diretor o IBMA/Angra- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, José Morelle, o diretor do INEIA/Angra-Instituto Estadual do Ambiente Júlio César Avelar, o subsecretário de Pesca Humberto Martins, entre outras autoridades. 
Os representantes da pesca angrense aproveitaram a visita do ministro para cobrar soluções imediatas em antigas reivindicações, como a criação do entreposto pesqueiro, e o atraso na liberação de licenças para a pesca, que causou grandes prejuízos aos pescadores de Angra.
Entre eles, o presidente da Colônia de Pescadores do município, Alexandre de Castro, foi um dos mais contundentes. “Estamos vivendo dias difíceis na nossa pesca. Hoje para ter a credencial de pescador é necessário possuir uma embarcação, particularmente eu nunca vi um motorista ser obrigado a possuir um veículo para retirar a sua habilitação. Quero aproveitar para dizer que existem alguns pescadores que passam por problemas sérios durante a época do defeso, pois além de não poder pescar sardinha também não podem pegar outros peixes”, falou o presidente.
Em sua fala, o ministro Luiz Sérgio foi aplaudido diversas vezes. “A rede está cheia, vamos começar a trabalhar. “Antes de qualquer coisa, quero dizer que estou aqui porque entendo a pesca é muito importante para a cidade. “Amigos, sou um colaborador dessa cidade e assim estou disponível para ajudar no que for preciso”, disse o ministro.

Em uma entrevista ao Programa Talk Show antes da reunião, o Ministro garantiu que 15 embarcações de Angra receberão licenças para a pesca, mais duas de Santa Catarina que são de pessoas que são ligadas ao município. Segundo Luiz Sergio, em breve outras licenças poderão ser expedidas.

Em relação ao Entreposto Pesqueiro de Angra, o Ministro da Pesca garantiu que não medirá esforços para que os responsáveis pelos problemas gerados nas obras do entreposto pesqueiro de Angra, iniciadas à cerca de dois anos respondam na justiça, já que praticamente nada foi feito. Luis Sergio destacou que este fato é “inaceitável”.
O vereador Cordeiro comentou sobre a reunião. - Estou nessa luta junto com os pescadores angrenses não é de hoje. O setor precisa de mudanças rápidas, para que assim o problema não venha a aumentar. Espero que essa reunião seja o começo de uma etapa de melhorias e desenvolvimento, os pescadores de angra merecem - disse Cordeiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS VEREADOR,E ASSIM QUE SE TRABALHA DEFENDENDO OS MAIS NECESSITADOS NO CASO OS PESCADORES.MUITA SAUDE PARA VOCE,ABÇS

Alexandre Lantelme Kirovsky disse...

Parabéns a todo(a)s!!!!