segunda-feira, 20 de junho de 2011

PT realiza encontro regional em Angra dos Reis

Angra dos Reis sediou ontem (18), o Seminário Regional do Partido dos Trabalhadores (PT), no Sindpetro, na Jacuecanga. O evento reuniu cerca de 100 militantes de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí, e teve como objetivo dar início às escolhas de candidaturas e alianças para o processo de eleições em 2012.


- A partir de agora queremos realizar constantes encontros com a direção estadual nas microrregiões para começar as discussões políticas. Dessa forma, os representantes estaduais vão ver a realidade dos nossos municípios, e trazer informações do cenário político estadual. Assim, montaremos um mapa visando o processo eleitoral de 2012 - explicou o presidente do diretório do PT de Angra, Marcelo Oliveira.

Ele comentou que algumas diferenças foram perceptíveis entre os diretórios das cidades que compõem o regional.

- Cada município apresentou divergências de realidade quanto a conversas, possíveis alianças. Angra então foi o mais diferente dos outros três.  Paraty e Angra são as únicas que já tem pré-candidatos e, por isso, não haverá necessidade de prévias. Aqui, como todos sabem, existe a nossa "pré-pré-candidata", Conceição Rabha, e em Paraty tem o Casé (Carlos José Gama), que já foi vereador e até presidente da Câmara - observou Oliveira.

- Em Itaguaí existe uma possibilidade de um candidato para lançar à majoritária, que é um vereador recém saído do PDT. Em Mangaratiba não tem definição, porque teve eleição em uma fase muito recente. No pleito suplementar teve o apoio do PT ao Capixaba (Evandro, atual prefeito), mas ainda não se sabe se será mantido em 2012 - comentou Oliveira.
O presidente estadual do partido, Jorge Florêncio, confirmou as escolhas dos nomes de Conceição e Casé.

- Estamos dando prioridade aos municípios com mais de 50 mil habitantes. E em muitos deles acreditamos que vamos conseguir eleger nossos representantes. A Conceição e o Casé são nomes certos e estamos confiantes de que eles possam vencer - afirmou Florêncio.

Alianças

A deputada Inês Pandeló também se posicionou e se mostrou otimista quanto às alianças para a disputa de 2012.

- O PT tem um histórico muito bom de alianças na região Costa Verde. E com certeza se firmarmos novas alianças e tivermos representantes do nosso partido como prefeitos, conseqüentemente teremos benefícios para a população de cidades como Angra e Paraty - destacou a deputada.

Marcelo preferiu não divulgar que alianças já foram firmadas entre o diretório angrense da sigla.

- A gente tem conversado com vários partidos. Falamos com o PR quando o líder era o Leandro (Silva, vereador), que agora está no PDT, falamos com o PR do Aurélio (Marques, atual presidente da sigla), que é mais ligado ao Garotinho, presidente estadual da sigla. E também estamos em contato com os segmentos evangélico, católico e sindical - enumerou, acrescentando:

"Essas coisas só vão se definir em dezembro. São alianças futuras. Estamos respeitando prazos legais, porque a justiça eleitoral é muito rígida".

Mesmo assim, Oliveira assegurou que o partido se lançará com apoio de alianças. Segundo ele, este foi um ensinamento do líder de honra do PT, o ex-presidente Lula.

- No momento certo vamos divulgar quem vai caminhar com a gente. A tendência é muito grande por fazer alianças. Com a realidade atual de Angra não dá para fazer uma chapa puro sangue e o ex-presidente também nos ensinou a importância de fazer essas alianças. Mas com quem vai ser feita não foi definida - antecipou.
Fonte: Diario do Vale

Nenhum comentário: